Compre na Black Friday, poupe no Natal: dicas para economizar nos presentes

A época festiva está cada vez mais próxima e, no seu contexto, floresce uma incomensurável dose de entusiasmo (e até stress, por vezes) no que toca à oferta de presentes.

A época festiva está cada vez mais próxima e, no seu contexto, floresce uma incomensurável dose de entusiasmo (e até stress, por vezes) no que toca à oferta de presentes.

Felizmente, uma das melhores estratégias para colmatar as eventuais dificuldades que poderá encontrar à medida que vai percorrendo a sua lista de compras (sem ter de declarar bancarrota) consiste em aproveitar os saldos e promoções da Black Friday.

Ao planear as suas compras antecipadamente e ao efetuar as melhores escolhas enquanto este género de eventos vigora, poderá poupar significativamente nos seus presentes de Natal.

Apresentamos-lhe abaixo alguns conselhos e dicas de modo a conseguir otimizar os seus gastos ao fazer compras no âmbito da Black Friday.

7 dicas e conselhos para poupar no Natal durante a Black Friday

1.      Comece por elaborar uma lista

Antes de as promoções da Black Friday sequer começarem, é fundamental definir uma lista; saiba, contudo, que esta não é uma lista qualquer, mas sim um plano devidamente elaborado e concebido a pensar nas pessoas para quem irá efetuar compras, assim como nos respetivos gostos e necessidades.

Isto irá ajudá-lo a focar-se, evitando, assim, cair no erro comum de comprar compulsiva e impulsivamente, como é típico da Black Friday, sendo precisamente esse o objetivo de alguns comerciantes.

2.      Defina um orçamento

É incrivelmente fácil deixarmo-nos levar pelas fantásticas ofertas que nos aparecem à frente no contexto dos saldos e promoções da Black Friday, razão pela qual a definição de um orçamento para cada presente em particular e para as compras de Natal em geral impedi-lo-á de ceder a gastos excessivos.

Lembre-se de que o objetivo é poupar dinheiro e não comprar mais só porque as promoções são aliciantes.

3.      Efetue uma pesquisa e estabeleça um termo de comparação

Antes de o grande dia chegar, faça o seu trabalho de casa – pesquise pelos artigos e produtos que deseja adquirir e compare os preços disponibilizados pelas várias plataformas.

Alguns comerciantes poderão oferecer descontos adicionais ou pacotes promocionais, pelo que deverá sempre garantir que está a tirar o máximo partido deste evento sem incorrer em gastos excessivos.

 

1.      Aproveite as vantagens de comprar online

Uma das maiores vantagens da Black Friday tal como tem acontecido nos últimos anos está precisamente no aumento do volume de compras online.

Efetuar compras pela Internet não só o ajuda a evitar multidões, como também lhe facilita a vida quando se trata de comparar preços em tempo real, podendo, inclusivamente, obter códigos promocionais aplicáveis apenas através do site de uma determinada loja.

2.      Não se concentre apenas nas maiores percentagens de desconto

Embora possa sentir-se tentado a aderir aos descontos elevados, o mais aconselhável é, por vezes, poupar ligeiramente menos, mas adquirir produtos de alta qualidade.

Por exemplo, se estivermos a falar de fragrâncias de luxo ou produtos de cuidados da pele e maquilhagem de marcas de renome, existe sempre a possibilidade de adquirir algo de mais especial no contexto da Black Friday sem, contudo, ter de suportar o custo da extravagância.

3.      Seja rápido, mas não imprudente

Os artigos mais populares são os que desaparecem quase de imediato durante as promoções da Black Friday, razão pela qual é importante agir rapidamente.

No entanto, não deixe que a pressão das ofertas limitadas o leve a tomar decisões precipitadas das quais poderá vir a arrepender-se posteriormente.

Na eventualidade de os presentes que tiver adquirido não serem ideais, certifique-se de que os mesmos se encontram abrangidos pela política de trocas e devoluções da respetiva loja.

4.      Consulte as políticas de trocas e devoluções

Reforçamos a ideia com que concluímos a dica anterior – antes de comprar, procure familiarizar-se com a política de trocas e devoluções de cada loja que visitar.

A época festiva é dos períodos do ano em que se registam mais trocas e devoluções, pelo que deve certificar-se de que os presentes que comprar se encontram abrangidos, podendo ser trocados ou devolvidos consoante necessário; para tal, solicite sempre um talão de troca, de forma a evitar burocracias.

Considerações finais

Ao efetuar as suas compras durante a Black Friday, poderá adquirir presentes de alta qualidade a preços consideravelmente reduzidos, algo que lhe permite esticar a alegria inerente à época sem esticar a carteira por arrasto.

Lembre-se de permanecer focado, de comprar responsavelmente e de aproveitar os descontos e promoções da Black Friday para viver a melhor experiência de compras da época natalícia.

Boas poupanças e festas felizes!

Ler Mais