Congelar pão? Estes são os 4 passos que deve (mesmo) seguir

Especialistas explicam o melhor método para garantir que o pão continua fresco, saboroso e nutritivo.

Existem poucas coisas na vida melhores do que uma fatia de pão com um pouco de manteiga. É algo incrivelmente simples, mas absolutamente delicioso, que nos cativa desde que somos crianças. Infelizmente – tal como tudo na vida – nada é perfeito. Apesar de ser prático e acessível, o pão habitualmente não preserva a sua qualidade durante muito tempo. Basta 1 ou 2 dias para que aquele pão artesanal fofo com espelta e nozes que comprou na padaria se torne seco e rijo.

[Leia também: Afinal, quanto tempo duram os ovos frescos no frigorífico?]

Felizmente existe uma excelente forma de conseguir manter as qualidades do pão. Colocá-lo no congelador é forma ideal de assegurar que se mantém fresco, com todas as suas propriedades intactas.

Qual a melhor forma de congelar pão?

Sendo certo que pode simplesmente atirar o pão para dentro da sua arca congeladora, a verdade é que existe uma forma correta de o fazer. Idealmente é recomendado que corte o pão em fatias antes de o congelar. Isto irá garantir que o mesmo dura mais tempo e que tem maior flexibilidade para o utilizar conforme desejar.

A melhor parte? Especialmente se quiser fazer torradas, com este método tudo já está pronto para que simplesmente possa colocar a fatia diretamente do congelador. Eis os 4 passos que deve seguir da próxima vez que quiser guardar o seu pão para mais tarde.

Passo 1: Fatiar o pão

Independentemente de ter cozinhado o pão em sua casa ou ter comprado na padaria, é essencial que o fatie antes de congelar. Antes de o fazer deve apenas garantir que este já não está quente. Pode variar a grossura das fatias para servir diferentes propósitos. Mais fina para torradas, mais grossa para sandwiches, por exemplo.

Passo 2: Selar tudo cuidadosamente

Coloque cada fatia dentro de um saco selado. Retire o máximo de ar possível de cada um deles. Não misture num mesmo saco diferentes tipos de pão. Idealmente caso vá congelar pães diferentes, deve criar etiquetas que identifiquem cada um deles.

Passo 3: Congelar sem esquecer

O pão pode ficar congelado em segurança durante bastante tempo. No entanto não deve exceder os 8 meses. Se pretender obter os melhores resultados tente nem deixar ultrapassar 2 meses.

Passo 4: Descongelar

Felizmente não é necessário retirar antecipadamente o pão do congelador para o poder comer. Basta que de manhã, ao tomar o seu pequeno-almoço, retire uma das fatias congeladas do seu saco e a coloque na torradeira. De preferência utilize o modo “descongelar” existente na maioria dos modelos. Espere 1 a 2 minutos e está pronta a comer…. com um pouco de manteiga, é claro.

 

[Leia também: 6 dicas para aproveitar ao máximo o espaço do seu frigorífico]

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...