Pretende ir ver? Tem aqui um pequeno guia das principais atrações da cidade e informações úteis. Não vai? Leia, deixe-se inspirar – e provavelmente agendará a viagem para breve pois trata-se, verdadeiramente, de uma cidade encantadora.
No centro da cidade, definida por edifícios de várias décadas do século XX, designadamente a Ópera e a Universidade, é sempre lugar de visita obrigatória e, de 14 de junho a 14 de julho, vai atrair todas as atenções: acolherá a Fan Zone, ponto de encontro para os adeptos de futebol, residentes e visitantes, com transmissão dos jogos do EURO em dois ecrãs. Tem capacidade para 15.000 pessoas e não faltarão comes e bebes, além de animação com música ao vivo.
Igreja de São Nicolau
Com a sua mistura de estilos, é bonita, mas distingue-se sobretudo pelo seu papel na História: acolheu múltiplos encontros de crentes e não crentes que originariam uma grande manifestação, com cerca de 70.000 pessoas, a 9 de outubro de 1989. O Muro de Berlim cairia passado um mês. A data é recordada anualmente com o Festival das Luzes que, em ano de 35º aniversário, será ainda mais especial.
Spinnerei
Antiga fiação de algodão, onde chegaram a ser feitas fardas nazis, foi convertida num vasto espaço dedicado à cultura e hoje alberga, nos seus 90.000 m2, mais de 100 estúdios de artistas, galerias, teatro, centro de arte contemporânea, cinema, lojas, até alojamento para quem queira passar a noite neste ambiente criativo. Fica a curta distância usando transportes públicos.
Bach: museu & festival
Johann Sebastian Bach viveu aqui desde 1723 até falecer, em 1750 – período durante o qual dirigiu o Coro masculino de S. Tomás, hoje com 812 anos, e uma referência internacional – e aqui compôs algumas das suas obras mais relevantes. Vale a pena visitar o museu que o homenageia, assim como assistir ao Bach Fest, festival que atrai anualmente cerca de 75.000 pessoas. Este ano realiza-se de 7 e termina a 16 de junho.
O restaurante de Goethe
Quando era estudante, Johann Wolfgang von Goethe frequentou o restaurante Auerbachs Keller e acabaria por imortalizá-lo na sua obra Fausto. Fica na elegante área comercial Mädler Passage e, claro, é muito frequentado por turistas que ali vão comer a especialidade local Leipiziger Allerlei (com legumes cozidos e lagostins, em tempos abundantes nos cursos de água da cidade) ou beber uma cerveja Leipziger Gose.
Museu Mendelssohn & orquestra na relva
Felix Mendelssohn Bartholdy viveu em Leipzig os últimos anos de vida, numa casa convertida num museu muito interessante: possui o Effektorium, instalação que permite aos visitantes regerem uma orquestra virtual, identificando a importância de cada instrumento. Fundou o Conservatório e foi diretor musical da Gewandhaus, a mais antiga orquestra secular alemã. Muito reconhecida mundialmente, todos os anos encerra a temporada com grandes concertos, gratuitos, no belo parque Rosental – a não perder nos dias 22 e 23 de junho, um bom motivo para prolongar a estadia após a estreia da Seleção.
Plagwitz, um bairro cool
É um dos bairros que está na moda e que tem atraído moradores jovens e criativos. Merece um passeio com tempo para apreciar os edifícios industriais reconvertidos, lojas charmosas, restaurantes e bares convidativos, comer um gelado orgânico na gelataria Tonis (com sabores diferentes como o que combina abacaxi e salsa), ver a animação da popular Karl Heine Strasse, que cruza o canal com o mesmo nome, usado pelos locais para passeios de caiaque. Imperdível.
Parques e lagos
Leipzig é uma das cidades mais verdes da Alemanha, pelo que não faltam parques para passear, como o Clara Zetkin, a poucos minutos do centro histórico. Também é conhecida pelos seus lagos artificiais, existindo cerca de uma vintena na região. Um dos mais famosos é o lago Cospuden (Cossi para os moradores), a uns dez quilómetros, e é surpreendente como em tempos ali existia uma mina de lenhite. Desportos aquáticos, pesca, mergulho são algumas das atividades que atraem a população aos fins de semana e também há praia para cães e zona de nudismo.
Visitas guiadas e poupança
O Leipzig Card, individual ou familiar, permite viajar nos transportes públicos gratuitamente e oferece descontos em mais de 100 parceiros, desde museus a eventos e restaurantes aderentes, por exemplo. A app gratuita Explore Leipzig é muito útil: inclui várias visitas guiadas em inglês, permitindo descobrir a cidade ao seu ritmo.
Mais informações: www.leipzig.travel
Leipzig_Oper_mit_Augustusplatz @ Leipzig Tourismus und Marketing GmbH Philipp Kirschner