Partilhar

Conheça a empresa portuguesa que ajuda ex-trabalhadores e herdeiros a resgatar dinheiro “perdido”

Muitos trabalhadores, dos quais se destacam os emigrantes, perdem o rasto a parte dos seus descontos realizados para as caixas de pensão relativos ao sistema do 2º Pilar na Suíça, muito por culpa da desinformação existente sobre caso

26 Abril 2021
Forever Young

É um caso que tem atraído a atenção da população ativa que vive na Suíça, desde 2016. Muitos trabalhadores, dos quais se destacam os emigrantes, perdem o rasto a parte dos seus descontos realizados para as caixas de pensão relativos ao sistema do 2º Pilar na Suíça, muito por culpa da desinformação existente sobre caso. Esta situação tem sofrido uma evolução consistente de ano para ano e, neste momento, existem milhares de milhões de francos suíços esquecidos em caixas de pensão relativas ao 2º Pilar.

O regime de pensões na Suíça é um dos sistemas de segurança social mais complexos da Europa, funcionando através de um sistema composto por três pilares chamado “Sistema de Previdência”.

O 1º Pilar diz respeito a um desconto normal, como acontece em Portugal. É automático e realizado durante toda a carreira profissional do trabalhador. No entanto, o 2º pilar tem um sistema diferenciado na questão dos descontos realizados por cada empregador.

Durante o percurso profissional de quem trabalhou na Suíça, cumprindo certos requisitos, é o próprio empregador a realizar estes descontos para uma caixa de pensão específica.

A partir do momento que um trabalhador muda de emprego ou fica desempregado, é da responsabilidade do mesmo assegurar a transferência e acompanhamento dos seus descontos por parte da caixa de pensão de cada empregador, durante todos os anos em que trabalhou e contribuiu para o 2º pilar na Suíça. Caso contrário, alguns descontos acabam por ficar perdidos de vista. A ausência destas transferências resulta que, quando regressa ao seu país de origem ou se encontra na idade da reforma, o trabalhador poderá ainda ter direito a montantes do 2º Pilar, sem o saber. Desta forma, o trabalhador pensa que, quando retirou todo o seu capital, estaria contabilizada a totalidade dos descontos feitos por parte de todos os empregadores durante todos anos em que trabalhou na Suiça.

É o desconhecimento da realização destas transferências que resulta na perda de valores 2º Pilar e que tem levado a um aumento cada vez maior deste problema. Segundo revela o meio RTS, existem já 13 mil milhões de francos suíços não reclamados, em mais de 1 milhão de contas relativas a este desconto.

 

SPNow quer ajudar emigrantes portugueses a reclamar o dinheiro que lhes pertence

Para fazer face a este problema, a SPNow (Swiss Pension Now) foi criada, com o objetivo de facilitar e agilizar todo o processo de pesquisa de potenciais montantes de reforma de segundo pilar esquecidos e não reclamados.

A empresa, criada em Portugal, pretende ajudar todos os emigrantes, ex-emigrantes e herdeios de imigrantes, a verificar se têm montantes referentes ao 2º Pilar para receber.

“Este problema é real e com tendência a aumentar. Uma pessoa pode ter regressado ao seu país de origem, depois de recolher o capital do 2º Pilar que é seu por direito. No entanto, basta não ter realizado a transferência dos descontos entre dois dos seus empregadores, durante a sua vida ativa, para que já exista dinheiro que tenha ficado perdido nas caixas de pensão”, começa por dizer Armando Braga, representante da SPNow em Portugal.

Com apenas alguns passos e o preenchimento de um formulário simples, disponível em www.spnow.com, a empresa realiza uma pesquisa na Instituição Central do 2º Pilar na Suíça, única instituição que tem a informação agregada das mais de 1.500 caixas de pensão existentes no País.

Com um processo que se pretende fácil, simples e transparente, a SPNow irá acompanhar o cliente em todos os passos do processo, alertando para a possibilidade ou não de existirem montantes a recuperar.

 

 

Mais Recentes

Descubra os signos com mais sorte durante o mês de setembro

há 6 horas

“CARRY ME – 100 Anos de Malas”: exposição conta com dezenas de peças icónicas

há 6 horas

‘Existem palavras certas?’: campanha desafia estereótipos na comunicação sobre cancros do sangue

há 6 horas

Centro Clínico e Académico de Coimbra cria Unidade de Ensaios Clínicos de Iniciativa do Investigador

há 7 horas

A que horas vai para a cama? Descubra o que isso revela sobre si

há 7 horas

Não tarda está aí o inverno: fique a par dos cuidados que deve ter com a sua pele

há 7 horas

Está com problemas no casamento? Saiba se é possível salvá-lo descobrindo aqui os principais sinais de esperança

há 7 horas

Pilulas há muitas: a novidade são as pilulas contra a ressaca

há 7 horas

Não serve só para arranjar par: o ananás da Mercadona ajuda na retenção de líquidos

há 7 horas

A tendência das unhas para este outono segue uma cor: cobre

há 7 horas

Este é o shampoo preferido da rainha Letizia: é perfeito para prevenir a queda de cabelo no outono

há 8 horas

Se está desempregado alguma vez se questionou se pode recusar uma oferta de emprego do IEFP?

há 8 horas

Nem cato nem suculenta: esta é a planta que resiste tanto ao calor quanto ao frio e precisa de pouca água

há 8 horas

Portugal acolhe Semifinal da 52ª edição dos International Emmy®️ Awards

há 9 horas

Nem passas nem peixe: este é o alimento que se deve comer diariamente para não perder a memória

há 9 horas

Esqueça o stress e relaxe com um calmante banho de manjericão: aprenda aqui como o fazer

há 9 horas

Conheça a planta que melhora o seu humor e atrai boa sorte para a sua casa

há 9 horas

Deseja ter uma pele feliz? Siga estes passos e viva a sua pele em pleno

há 9 horas

Cuidar, prevenir e tratar as rugas de expressão

há 10 horas

Há quem diga que sabe a sabão: falamos de uma erva aromática, adivinha qual?

há 10 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.