Vegetais e frutas ricos em água
Só deve congelar estes tipo de vegetais e frutas (melancia, pepino, batatas, maçãs, entre outros) se for para colocar em seguida numa misturadora ou liquidificadora. É que estas frutas e vegetais perdem a textura quando são descongelados.
Carne já descongelada
Quando descongelada à temperatura ambiente, a carne começa a desenvolver microrganismos que só o calor pode destruir. Por isso, deve ser logo cozinhada, sem voltar ao congelador.
Massa cozinhada
Ao congelar a massa já cozida congela também as partículas de água da massa. O resultado, quando descongelada, é uma pasta mole, ensopada e sem graça.
Grãos de café ou café em pó
As temperaturas baixas secam o café. Em vez de o congelar, guarde-o num local fresco, escuro e numa caixa bem fechada. Desta forma poderá conservar a frescura do café durante alguns meses.
Comida enlatada
Este tipo de comida é feita para durar muito tempo na despensa e não precisa de ser congelada. Se por acaso sobrar uma parte que queira aproveitar, tire-a da lata e guarde-a numa caixa ou saco de congelação.
Ovos com casca
No congelador a matéria que constitui o ovo expande-se e pode fazer com que a casca estale, deixando entrar bactérias ou qualquer tipo de sujidade.
Iogurtes ou outros laticínios
Quando congelados, separam-se ou, como se diz na gíria culinária, “deslaçam”. Guarde estes alimentos no frigorífico e mantenha-os longe do congelador.
Queijos moles
Não tente congelar aquele maravilhoso queijo da Serra que lhe ofereceram, nem o chévre que sobrou do jantar de amigos. Guarde-os no frigorífico.
Molhos que levem farinha ou amido de milho
Este tipo de molhos, como por exemplo o béchamel, separam-se quando congelados e pode ser difícil, depois de descongelados, voltar à consistência original.
Gelado derretido
Pôs-se na conversa e o gelado que sobrou estava líquido? Acontece a todos. Mas não o volte a congelar porque só ficará com uma pasta pegajosa e sem graça. Faça um batido, por exemplo.
Refeições que já foram aquecidas
Mais uma vez devemos alertá-lo para os microrganismos que se podem formar num alimento que já foi congelado cozinhado e depois aquecido. Guarde as sobras no frigorífico e consuma-as no prazo de um dia ou dois.