Conheça os sintomas da perimenopausa (e saiba o que é)

Já tem mais de 40 anos? Então esteja atenta a estes 6 sintomas.

A piada recorrente diz-nos que tudo fica pior a partir dos 40. Apesar de sabermos que isto não corresponde à verdade, é certo que existem algumas mudanças a partir desta idade que merecem uma atenção redobrada.

A perimenopausa corresponde à fase que marca o fim da vida reprodutiva da mulher e que antecede a menopausa. É a aproximação da última menstruação, que surge pela diminuição na produção de estrogénio.

Os sintomas que as mulheres afirmam ter nesta fase das suas vidas não são os mais agradáveis, no entanto são muitas vezes confundidos como sendo justificados por outras condições médicas. Pode ser assim difícil perceber se está a passar pela perimenopausa ou se se trata de outra coisa.

Apesar da experiência variar para cada mulher, eis alguns dos sintomas a que deverá prestar atenção.

  1. Olhos secos

As alterações hormonais podem criar secura na zona dos olhos, assim como em outras áreas mucosas.

  1. Mudanças de humor

À medida que os seus níveis de estrogénio se vão habituando e ajustando a uma “nova normalidade” é normal que esse processo cause algum caos no seu cérebro. Estas flutuações podem contribuir para uma dificuldade acrescida em se concentrar e sobretudo para uma maior dificuldade em estabilizar o seu estado de humor.

  1. Afrontamentos

Consistem numa sensação súbita de calor no rosto e no pescoço, que em alguns casos podem afetar todo o corpo. Os afrontamentos podem fazer-se acompanhar de transpiração abundante e arrepios de frio. Isto acontece sobretudo porque o hipotálamo “se convence” que o seu corpo está a sobreaquecer, sem nenhuma razão aparente.

  1. Ganho de peso

O seu metabolismo pode ser fortemente afetado nesta fase. Pode até nem alterar os seus hábitos alimentares, mas irá verificar que começará a acumular facilmente alguns quilinhos a mais. As alterações no seu corpo, levam a um maior acumular de gordura no corpo que dificultam os métodos habituais de perda de peso.

  1. Insónias

Uma diminuição dos níveis hormonais pode também representar uma maior dificuldade em assegurar uma noite de sono descansada. À medida que entram na perimenopausa muitas mulheres são afetadas pelas insónias, muitas vezes causadas pelos afrontamentos.

  1. Períodos irregulares

Este é o sintoma mais conhecido e habitualmente associado a este processo de alteração hormonal. É normal que se lembre dos seus tempos de pré-adolescência quando nunca sabia bem o dia exato em que o período haveria de aparecer (e com que intensidade). Nestes casos é aconselhado fazer-se acompanhar por um kit de higiene, sempre que possível.

 

 

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Josefinas abre lojas pop-up em Braga e Lisboa
Automonitor
Lexus estreia primeiro elétrico UX 300e na China