A aveia é um alimento ‘funcional’ uma vez que possui componentes muito bem-vindos à saúde. A maioria das pessoas usa o cereal como aliado do emagrecimento ou no ganho de massa muscular, mas a aveia também pode ser utilizada na prevenção e controle de diversos tipos de doenças.
Aveia em flocos: por ser o grão prensado integralmente, é a versão que mais contém nutrientes. Pode ser encontrado na variedade ‘flocos finos’, de tamanho diferente.
Farelo de aveia: é resultado da trituração da casca do grão de aveia. Possui alta concentração de fibras.
Farinha de aveia: é proveniente da parte interna do grão de aveia, contendo, assim, menos fibras que as demais. Porém, a sua versatilidade é maior na utilização.
Benefícios
É um cereal com carboidrato, fibras e baixo teor glicémico. Ajuda a controlar o colesterol, a diabetes, a prisão de ventre e a prevenir alguns tipos de cancro.
Prevenção do cancro – Contém flavonoides (avenantramidas), compostos que possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, além de prevenir o envelhecimento celular.
Controle do colesterol – O alto teor de fibras solúveis ajuda na redução do risco de doenças cardiovasculares e elimina o colesterol mau.
Controle da glicemia – As fibras permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual. Mesmo sendo um carboidrato, o seu teor glicémico é baixo, evitando picos de concentração de açúcar no sangue.
Combate na prisão de ventre – As fibras insolúveis ajudam na manutenção do intestino, fazendo com que as fezes permaneçam menos tempo no organismo.
Perda de peso – Rica em fibras, a aveia causa maior saciedade, por um período mais prolongado. O aumento da saciedade conjugado com uma dieta adequada pode favorecer o emagrecimento.
Ganho de massa muscular – Por ser um carboidrato, o cereal favorece a obtenção de energia para os treinos de força, ajudando no ganho de massa muscular.