Insegurança
Na maioria dos casos, pessoas egoístas não se sentem parte de círculos sociais e isso torna-as inseguras. Consequentemente, elas fazem de tudo para receber atenção, mesmo que signifique prejudicar alguém. A procura por atenção e validação das pessoas à sua volta é um forte sinal de insegurança.
Falta de inteligência emocional
Pessoas carentes de inteligência emocional tendem a ser insensíveis aos sentimentos dos outros, concentrando-se somente em si próprias. Isso porque elas não conseguem demonstrar as suas emoções facilmente e acabam por se expressar mal. As relações com pessoas egoístas são mais complicadas.
Muitas vezes é algo natural
É bastante comum relacionar o egoísmo com a própria natureza, já que muitos acreditam tratar-se de uma característica inata do ser humano. Por exemplo, a luta pela sobrevivência faz parte do instinto animal, e inevitavelmente ações e pensamentos egoístas surgem.
No entanto, a organização social do homem permite que as pessoas trabalhem mais a razão para priorizar o bem-estar dos indivíduos à sua volta. Porém, nem todas as pessoas estão dispostas a deixar um pouco as suas necessidades de lado para ajudar os outros.
Influência familiar
Grande parte da nossa personalidade vem da convivência. Pessoas que crescem em lugares onde o egoísmo é uma característica predominante tendem a seguir o mesmo caminho.