Ninguém gosta de estar em ambientes abafados, por isso é bom saber como refrescar a casa sem que se faça uso do ar condicionado.
Tecidos leves e naturais são mais confortáveis, respiram melhor e permanecem mais frescos. Cubra sofás e poltronas com capas e tecidos de materiais como algodão e linho e remova os tapetes. As cortinas devem ser de tecidos leves para permitir a entrada do vento em casa.
Escolha tecidos claros ou de cores mais neutras as quais refletem o calor em vez de o absorver.
Mantenha as cortinas fechadas, isso vai evitar que o sol bata diretamente nos móveis. Pode optar por colocar películas de controle solar refletivas nos vidros das janelas.
Enquanto o tempo está quente abdique de lençóis de seda ou cetim. Troque estes tecidos por lençóis de algodão de cor clara, que serão um pouco mais frescos para dormir.
As lâmpadas convencionais tendem a aquecer mais. Já as de LED, por serem mais económicas, consomem menos energia e libertam menos calor, ajudando a manter a temperatura do espaço.
Ter plantas dentro de casa ajuda a refrigerar o espaço interno. As plantas “transpiram” a água que sobra do processo de fotossíntese, além de contribuírem para a limpeza do ar.
Pendurar um lençol molhado em frente à janela ajuda a baixar o temperamento dos quartos.
É muito importante que o ar circule. Deixar as janelas abertas é importante para que a brisa entre e o ar quente não fique preso dentro de casa .
Use ventiladores que ajudam na ventilação e na circulação do ar. Coloque o aparelho para girar no sentido anti-horário, assim ele fará com que o ar se mova de forma mais suave, trazendo o efeito de brisa. Coloque uma tigela de água gelada em frente ao ventilador. À medida que o gelo evapora, fará com que o ar fique agradavelmente fresco.
Muitos aparelhos eletrónicos libertam calor mesmo quando estão desligados. Tire os aparelhos que não estão a ser usados da tomada .