Conselhos para ter uns dentes saudáveis

Todos queremos ter dentes saudáveis e um sorriso bonito. Na maioria das vezes, é através do nosso sorriso que passamos a primeira impressão ao conhecer alguém.

Mas não é apenas para passar uma boa impressão que precisamos de tratar da saúde dos nossos dentes. A higiene bucal bem feita pode evitar problemas e preocupações mais graves. O cuidado com os dentes pode evitar doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC).

Se levarmos em consideração o quanto a nossa boca está exposta a germes e bactérias diariamente, podemos afirmar que é uma das áreas que requer mais higiene e cuidados do corpo. Quando comemos ou beijamos alguém estamos suscetíveis a ter problemas na boca, como mau hálito, gengivite ou inflamações mais graves.

Em alguns casos, quando a falta de cuidado com a saúde da boca é extrema, podem surgir bactérias, que podem se transportar através da corrente sanguínea e causar problemas de inflamação em outras áreas do corpo, como o coração e o cérebro.

Escove os dentes
Pode parecer lógico, mas existem pessoas que não escovam os dentes diariamente e nem da forma correta. Os dentistas afirmam que é necessário escovar os dentes, pelo menos, três vezes por dia e depois de comer alimentos doces.

Escove da maneira certa
O ideal é não apertar muito a escova sobre os dentes. Outra dica é fazer movimentos circulares e não apenas retos. Quando esfregamos muito os dentes apenas num sentido, pode dar-se a perda do esmalte dentário. Esse esmalte é o que protege o nosso dente. O ideal é escovar de maneira leve, com diferentes movimentos e sem deixar de parte nenhuma parte da boca. Lembre de escovar a língua, o céu da boca e a parte interna da bochecha.

Vá ao dentista
Como ir ao médico regularmente é importante, visitar o dentista também é. Lembre-se de que cuidar da boca é uma questão de saúde.

Use o fio dentário
Serve para retirar os restos de comida que ficam entre os dentes e que a escova não consegue alcançar. Quando não se utiliza o fio dentário ou o acumular de restos de comida pode provocar inflamações na gengiva que podem podem gerar algo muito grave com o passar do tempo.

Alimente-se bem
A alimentação interfere diretamente na nossa saúde, seja de forma positiva ou negativa. Com a saúde bucal não é diferente. Os nutrientes de alguns alimentos podem garantir fortalecimento ósseo e maior durabilidade da arcada dentária.

Com o passar do tempo, é fundamental consumir alimentos ricos em cálcio, pois isso ajuda a retardar o processo de perda óssea.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...