Colesterol é um termo que abrange todas as partículas de gordura encontradas no corpo. É um elemento que está presente em todas as células do corpo e que é “necessário” ao seu bom funcionamento .
O colesterol liga-se a partículas chamadas lipoproteínas e existem dois tipos, dependendo da sua densidade. Existe o colesterol de baixa densidade (LDL), responsável pelo transporte do novo colesterol do fígado, órgão que o gera, para o resto do corpo. De uma forma mundana, esse colesterol é chamado de “colesterol mau”.
Por outro lado, existem aqueles com alta densidade (HDL). Estes pegam no colesterol não utilizado e devolvem-no ao fígado para armazená-lo e posteriormente expulsá-lo pela bile . Isto é o que muitas vezes é chamado de “o bom”.
A forma de saber se uma pessoa tem níveis de colesterol, LDL ou HDL é através de exames de sangue. No entanto, existem outras maneiras de estimar a probabilidade de uma pessoa ter colesterol extra.
Uma dessas formas foi divulgada pelo portal Actual No e que envolve colocar a mão em água muito quente (mas não escaldante) durante cinco minutos.
Se a pele ficar vermelha rapidamente, isso significa que a circulação está a funcionar bem. Por outro lado, se demorar ou não ficar vermelho, é provável que a circulação não seja a ideal e esteja sendo prejudicada por um possível espessamento das artérias. Em qualquer caso, é sempre melhor consultar um profissional de saúde.