Partilhar

Convento de Cristo abre “sala de experiência imersiva” para Rota dos Templários

O Convento de Cristo, em Tomar, inaugura na quarta-feira uma “sala de experiência imersiva” integrada na Rota dos Templários do Médio Tejo, um “espaço de narrativa” sobre a história e o património templário na região, foi hoje anunciado.

8 Março 2024
Forever Young

“Esta sala é um espaço de narrativa sobre a presença templária, quer em Tomar, quer na região, e que o público pode experienciar nesta sala imersiva”, disse hoje à Lusa a diretora do Convento de Cristo, Andreia Galvão, tendo destacado um “projeto muito baseado na questão sensitiva” que “remete para uma outra narrativa”, indicando a presença histórica e patrimonial templária na região, como um “convite” para um percurso alargado de visitação.

Em nota informativa, o Convento de Cristo indicou hoje que, a partir de quarta-feira, disponibilizará, no seu percurso de visita, uma nova sala de experiência imersiva alusiva à “Reconstituição do Cerco ao Castelo de Tomar”.

A iniciativa insere-se no âmbito da Rota dos Templários no Médio Tejo, uma “nova oferta turística para quem visita a região”, que “agrega vários recursos com vínculo à temática templária, experiências imersivas e diversas ferramentas de comunicação” e que “representa o primeiro passo para uma rota nacional”.

Andreia Galvão, que disse não querer contar tudo para não estragar a “surpresa pública” de quarta-feira, adiantou que naquele espaço “os visitantes podem ter uma série de informação sobre os locais onde se encontra património templário e a própria história templária e, daí, partirem para o próprio território” do Médio Tejo, num projeto que envolve vários municípios da região.

“É um projeto muito importante para o Convento de Cristo, enquanto equipamento turístico e cultural, e para a própria Comunidade Intermunicipal (CIM), que oferece uma aposta forte na Rota dos Templários”, afirmou.

A Rota dos Templários no Médio Tejo resultou de uma candidatura da CIM Médio Tejo, aprovada na Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior do Turismo de Portugal, através de um projeto de “novas experiências”, e está integrada no projeto intermunicipal Afirmação Territorial do Médio Tejo.

“Estas novas experiências, já disponíveis ao público, são uma visita virtual ao Castelo de Almourol”, que se encontra aberta ao público no Centro de Interpretação Templário de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, e a Reconstituição do Cerco ao Castelo de Tomar, no Convento de Cristo, em Tomar, após a inauguração”, na quarta-feira, indicou a CIM Médio Tejo, em nota informativa.

Por outro lado, segundo a mesma nota, “após o término das atuais obras na Torre de Dornes”, em Ferreira do Zêzere, a CIM Médio Tejo conta disponibilizar naquele monumento templário uma “experiência de vídeo mapping” que irá retratar as lendas da Torre de Dornes e de Nossa Senhora do Pranto.

“Para além das experiências”, a CIM disse ainda que “está disponível” o novo site templarportugal.com, a aplicação ‘Rota dos Templários’ e as páginas de redes sociais templarportugal no Facebook e no Instagram, plataformas onde será possível conhecer os detalhes desta nova oferta turística e saber mais sobre os templários.

“São experiências que potenciam e melhoram a experiência de visitação dos recursos e monumentos templários do território, atrativos para todas as idades e para públicos diversos, desde os mais novos, aos mais velhos”, indicou, por sua vez, o presidente da CIM Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos, citado na nota informativa.

No território do Médio Tejo, a Rota dos Templários abrange sete dos 11 municípios: Abrantes, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sertã, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

A sessão de inauguração da “sala de experiência imersiva” do Convento de Cristo terá lugar no Scriptorium daquele monumento de Tomar, considerado Património da Humanidade e que em 2023 recebeu cerca de 300 mil visitantes.

O Castelo de Tomar e Convento de Cristo, sede das ordens religiosas e militares do Templo e de Cristo, foi classificado em 1993 como Património Mundial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla em inglês).

MYF // MLS

Lusa/Fim

 

Foto: Turismo Centro Portugal

Mais Recentes

É difícil confiar: estes são os signos que mais traem. Arrisca a descobrir quais são?

há 3 horas

Dia Mundial da Diabetes: «Os sintomas iniciais do pé diabético são, muitas vezes, impercetíveis, ligeiros e desvalorizados », Miguel Vila Pouca, podologista

há 4 horas

Por este motivo há 5 distritos do continente sob aviso amarelo

há 5 horas

Portugal entre os países europeus onde a segurança não é obrigatória quando se fala em trotinete elétrica

há 5 horas

Diabetes: número de doentes diagnosticados sobe para 900 mil, o valor mais alto de sempre

há 5 horas

Vai poder experimentar os tratamentos do Melhor Spa do Mundo com 50% de desconto, e nem precisa de sair de Lisboa

há 5 horas

Um toque de elegância e glamour nesta época festiva é a proposta desta marca

há 21 horas

Se tem o hábito de conduzir na via do meio, cuidado: há multas (pesadas) e pode ficar sem a carta

há 21 horas

Até podem ser os mais felizes, mas os finlandeses não são, de todo, os mais saudáveis do mundo

há 21 horas

Esta coca-cola vai ser retirada do mercado, e nós descobrimos o motivo

há 21 horas

Estes são os efeitos no cérebro do uso diário do TikTok e do Instagram, segundo a neurociência

há 21 horas

Quando for usar a garrafa do óleo não deite fora a tampa: ela tem uma função que poucos conhecem

há 22 horas

Costuma chorar quando vê filmes ou lê livros tristes? Cuidado: pode ser um sinal de morte prematura, dizem os cientistas

há 22 horas

Poupe até 50 euros por mês na conta da luz: saiba aqui o que deve fazer

há 22 horas

Os signos mais propensos a enriquecer: será o seu um deles?

há 22 horas

Estas pessoas já morreram mas continuam a fazer (muito) dinheiro: saiba como isso é possível

há 22 horas

Da disenteria à hepatite A: os principais riscos para a saúde pública das vítimas da DANA

há 23 horas

Portagens vão aumentar em 2025: saiba aqui quanto vai ter de pagar a mais

há 24 horas

Será que se podem comer ovos fora do prazo? Saiba se ainda são bons para consumir não pondo em causa a saúde

há 1 dia

Bloqueio nas artérias: fique alerta a estes primeiros sintomas

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.