O Metropolitano de Lisboa inicia a terceira fase do Plano de Melhoria e Modernização das Acessibilidades da estação Baixa-Chiado, com a modernização de mais 3 lances de escadas mecânicas, por componentes mais modernos e resistentes.
Prevê-se que a obra esteja concluída no último trimestre de 2023.
Os trabalhos de vedação das escadas 2, 4 e 6, bem como a montagem do estaleiro, têm início esta quarta-feira, dia 17 de maio e ocorrerão no acesso ao Largo do Chiado. Será garantido aos clientes do Metropolitano de Lisboa o funcionamento das escadas mecânicas existentes no sentido ascendente. A descida far-se-á através das escadas pedonais laterais.
Os passageiros de mobilidade condicionada podem aceder à estação através da plataforma elevatória existente no acesso da Rua do Crucifixo sendo que, para o efeito, deverão solicitar apoio através do ponto de ajuda que se encontra junto ao corrimão ou através dos funcionários do Metropolitano de Lisboa presentes na estação.
Esta obra faz parte da empreitada que inclui a substituição de quatro escadas mecânicas e a modernização de mais três, na estação Baixa-Chiado. Com um valor total de € 1.470.047,27 (acrescido de IVA à taxa legal em vigor), esta intervenção insere-se no vasto plano de adaptação e modernização das estações que o Metropolitano de Lisboa tem vindo a concretizar no âmbito do Plano Nacional para a Promoção da Acessibilidade, com o objetivo de alcançar o princípio de “Acessibilidade e Mobilidade para Todos”. A substituição dos quatro lances de escadas está prevista iniciar-se em setembro do corrente ano.