À medida que mais e mais cartões de crédito estão a ser emitidos enquanto as pessoas no Japão ficam em casa e fazem compras durante esta nova pandemia de coronavírus, as empresas emissoras estão a ficar sem combinações de 16 dígitos para os números de cartão.
A escassez de números surgiu no contexto de um aumento nos pagamentos com cartão de crédito de consumidores que permanecem em casa durante a pandemia, assim como a um aumento repentino no número de cartões emitidos devido à introdução de um novo sistema de recompensas pelo Governo em Outubro do ano passado, que visa promover as transações sem dinheiro físico.
Embora um aumento nas emissões de cartões de crédito seja algo vantajoso para as empresas de cartões, isto representa igualmente um problema.
Existem cerca de 280 empresas de cartão de crédito no Japão, a grande maioria das quais emite cartões com 16 dígitos por serem parceiros de marcas internacionais como Visa, Mastercard e JCB. Os primeiros seis dígitos representam o país, a marca e o tipo de emissor do cartão e outros elementos. Os dígitos restantes são administrados pelas próprias empresas de cartão de crédito e mostram informações como o número da conta e o tipo de inscrição do titular do cartão.
De acordo com a Associação de Crédito ao Consumidor do Japão, o número de cartões de crédito emitidos no país em março de 2019 era de 283 milhões, e o total aumenta cerca de 2% a cada ano. Ao olhar para a quantidade de pagamentos feitos através de métodos de transação sem dinheiro, os cartões de crédito representam 29,9%, dominando desta forma o mercado em comparação com o dinheiro eletrônico, que responde a 3,9%, e com os pagamentos com códigos QR, que representam apenas 0,5% do valor total.
Este aumento no número de titulares de cartões acontece sobretudo devido à expansão do consumo interno após o surto do coronavírus, em conjugação com a campanha do governo para incentivar transações sem dinheiro após o aumento do imposto sobre o consumo em 2019. Os receios são agora que possa existir uma escassez de combinações de dígitos a partir do sétimo dígito em diante.
A indústria não parece igualmente ter sido capaz de resolver o problema da forma mais adequada. Embora tenham existido conversas com uma determinada empresa de cartão há alguns anos para marcar uma reunião interna para discutir a possibilidade de aumentar os dígitos do cartão, a empresa decidiu tomar medidas improvisadas, tais como reutilizar números de cartão de crédito de cartões descontinuados após um certo período após o cancelamento das suas assinaturas. No entanto, tal como explica o The Manichi, existem riscos consideráveis de uso fraudulento associados a esta medida. Uma fonte próxima deste setor explica: “Aumentar o número de dígitos é a única maneira real de lidar com o problema. Provavelmente terá mesmo de existir uma mudança no sentido de aumentar o número de dígitos na primeira metade desta década.”