Covid-19: Siga estas 5 dicas para um regresso tranquilo à vida normal

Com as vacinas contra a Covid-19 amplamente disponíveis, começa a surgir uma nova fonte de ansiedade para muita gente: voltar ao escritório depois de mais de um ano a trabalhar em casa.

“Esta situação é muito parecida com o retorno das crianças à escola depois das férias de verão, mas é intensificado porque muitas pessoas estão em casa há quase um ano e meio,” referiu Kelly Sopchak, professora de psicologia da Universidade Texas A&M (EUA), ao diário da saude.

À medida que se aproxima o momento de os funcionários voltarem a trabalhar nos escritórios e os alunos voltarem às escolas, os níveis de stress e ansiedade aumentam.

Kelly Sopchak deixa alguns conselhos para um regresso mais tranquilo:

1. Volte devagar

Se você tiver essa opção, tente fazer uma transição de volta para o trabalho em vez de voltar 100% de uma vez.

“Passar de trabalhar em casa cinco dias por semana para trabalhar no escritório cinco dias por semana é um grande salto,” aconselha Sopchak. “Tente voltar apenas um dia por semana para se ir acostumando.”

Para as pessoas que estiveram extremamente isoladas, a psicóloga sugere voltar ao mundo real antes de voltar ao escritório: “Vá ao parque, faça compras e fique mais perto das pessoas de maneiras que pareçam seguras”.

2. Estabeleça transições claras

Concentrar-se nos aspetos positivos do regresso ao escritório pode ser uma ótima maneira de controlar a ansiedade, processar a transição e ter coisas pelas quais você anseia.

3. Abrace as novidades

O retorno ao escritório envolverá lidar com convites para eventos sociais não relacionados ao trabalho, o que pode ser stressante para alguns.

“Conheça os eus limites e não tenha medo de comunicá-los. Se você vai fazer algo e depois vai sentir-se ansioso por isso nas próximas duas semanas, provavelmente não deveria fazê-lo,” aconselha Sopchak. “Por outro lado, se você convidar alguém para almoçar e ele disser não, saiba que não tem nada a ver consigo. Tem a ver com o quão confortável essa pessoa se sente nessa situação.”

4. Enfrente o stress e a ansiedade

“Preste atenção ao seu corpo,” diz Sopchak. “Se está a sentir mais stress e ansiedade, há coisas diferentes que pode fazer para lidar com a situação.”

A respiração profunda funciona para algumas pessoas, e exercícios de atenção plena podem ajudar. A psicóloga conta que ela própria mantém uma aplicação de atenção plena nom seu telemóvel – quando está stressad, oprimida ou ansiosa com alguma coisa, ouve uma meditação guiada para reduzir os sentimentos a um nível que ela possa controlar.

5. Aproveite experiências passadas

A pandemia tem sido difícil para a maioria das pessoas. Este desafio podem ter dado novas habilidades.

“É difícil lidar com a mudança, mas espero que esta mudança seja mais fácil porque temos mais resiliência agora do que tínhamos em março de 2020,” disse Sopchak. “o meu palpite é que, para muitas pessoas, vai parecer realmente assustador no início, mas depois da primeira semana, vamos sentir que podemos lidar bem com isto”.

Ler Mais


loading...
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

− 4 = 1