Existem diferentes causas para este problema, sendo que as mais comuns envolvem quedas diretas sobre o cóccix que levam a pequenas alterações da sua posição articular e geram tensões nos ligamentos ao seu redor.
Esta condição é muito comum durante a gravidez, já que o peso do bebé pode exercer uma pressão sobre o cóccix, sendo que durante o parto vaginal, a passagem do bebé pelo canal vaginal pode também lesionar o osso cóccix.
Existem muitos fatores que causam dor no cóccix, especialmente na posição de sentado, sendo a causa mais frequente a queda sobre as nádegas. Contudo, existem outras causas como traumas repetidos sobre as vértebras sagradas e coccígeas, gravidez difícil, postura inadequada em situações de tensão para o cóccix como a canoagem ou a manutenção da posição de sentado por longos períodos de tempo, as relações sexuais anais ou distúrbios anais como hemorroidas ou fissuras. Podem também existir malformações, como os esporões ósseos, uma fratura no cóccix ou um quisto pilonidal.
Após o diagnóstico da coxidiginia, o tratamento dependerá da sua causa. Contudo, genericamente a toma de medicação anti-inflamatória é aconselhada, assim como a realização de sessões de osteopatia. A osteopatia pode resolver as contracturas musculares e os bloqueios articulares que estejam presentes, englobando técnicas específicas que permitam um relaxamento dos músculos e ligamentos adjacentes, um reequilíbrio do jogo articular da coluna lombar, bacia, ancas, sacro e cóccix, assim como o ensino e aconselhamento de exercícios para realizar em casa.
O tratamento para coccidínia geralmente começa com uma abordagem farmacológica, incluindo analgésicos ou anti-inflamatórios para reduzir a inflamação e aliviar a dor.
Se esses tratamentos não forem suficientes, em muitos casos são utilizadas infiltrações locais , que consistem em injeções de anestésicos ou corticosteroides diretamente na área afetada para reduzir a dor de forma mais direcionada.
Em casos mais complexos ou quando a dor persiste, tratamentos mais avançados podem ser escolhidos. A radiofrequência é uma técnica cada vez mais utilizada para tratar a coccidínia.
A técnica consiste na aplicação de calor controlado nas estruturas nervosas afetadas através de um procedimento minimamente invasivo guiado por radiologia. O calor gerado pela radiofrequência atua nos nervos, desativando temporária ou mesmo permanentemente os sinais de dor.
Embora esse tratamento não seja isento de riscos, demonstrou ser muito eficaz para quem sofre de dor crónica que não é resolvida por outros métodos.