Cuidado: estes alimentos são verdadeiros inimigos da tireoide

Descubra aqui quais são.

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço com a função de produzir as hormonas T3 e T4 que têm a tarefa de regular o metabolismo e o sistema cardiovascular.

A alimentação é uma das principais formas tratar da tireoide. Muitos alimentos ajudam a mantê-la saudável, como fontes de fibra, iodo, selênio, zinco e cobre, encontrados no peixe, frutos do mar, cereais integrais, ovos e frutos secos.

Mas há alimentos que devem ser evitados:

Farinhas e açúcar refinados
São os principais responsáveis por um dos maiores problemas de saúde do mundo: a obesidade. Comer em excesso farinhas e açúcar refinados como doces, bolos, pão, arroz faz mal causando diversos problemas entre eles a diabetes e o aparecimento de nódulos na tireoide.

Soja
A soja e os seus derivados, como leite de soja ou tofu, são alimentos que possuem fitoestrógenos, nutrientes que desempenham uma função semelhante à do estrogénio, porém, quando em excesso, essa substância interfere na tireoide. Quem está em tratamento para hipertireoidismo deve evitar esses alimentos.

Vegetais crucíferos
Vegetais crucíferos como couve-flor, brócolos e repolho são alimentos termogénicos ricos em antioxidantes. Apesar de muito bons para o organismo, possuem também glucosinolatos, compostos que diminuem a produção de hormonas na tireoide, podendo causar o hipotireoidismo.

Café
A cafeína pode causar insónia. A tireoide pode ser afetada uma vez que quem tem hipertireoidismo tende a ficar ainda mais nervoso e ansioso.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...