A água de rosas é polivalente. É, capaz de fazer a pele ficar mais saudável, jovem e radiante, mas também ajuda levantar o ânimo depois de um dia stressante, aliviar dores de garganta e até ajudar em problemas digestivos.
Alivia a vermelhidão, irritação e acne da pele
A água de rosas é frequentemente usada em produtos cosméticos como ingrediente que pode ajudar a reduzir a inflamação da pele. A água de rosas é muito suave e pode ser usada por pessoas que sofrem de doenças inflamatórias da pele, como eczema, rosácea, acne ou psoríase, para acalmar e reduzir a vermelhidão da pele. Também tem alguns efeitos antimicrobianos, tornando-se numa ótima opção para peles com tendência acneica.
Tem benefícios anti-envelhecimento
É rica em antioxidantes, sendo uma excelente opção para o prevenir o envelhecimento da pele. Os antioxidantes da água de rosas protegem as células da pele dos danos dos raios ultravioleta, da poluição e dos radicais livres, que contribuem para o desenvolvimento de linhas finas e rugas. Por isso o óleo de rosa, água de rosas e outros ingredientes derivados de rosa são frequentemente usados em produtos para a pele madura.
Melhora a dor de garganta
A dor de garganta pode ser aliviada com gargarejos com água de rosas, que tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas que podem ajudar a aliviar o revestimento da garganta.
Promove a saúde dos olhos
É frequentemente adicionada a produtos como um anti-séptico, principalmente colírios, e tem demonstrado prevenir e tratar irritações e infeções. Essas gotas são usadas para aliviar os sintomas desconfortáveis e a dor de doenças oculares, como conjuntivite, olhos secos, bem como doenças degenerativas e alguns tipos de catarata.
Cura pequenos cortes e queimaduras
Pode usar para limpar e acelerar a cicatrização de pequenas queimaduras, e pequenos cortes provocados pelas lâminas de barbear.