Partilhar

Deixar o carro aquecer antes de conduzir: mito ou verdade? Surpreenda-se com a resposta

São muitas as pessoas que deixam o motor do carro a trabalhar durante algum tempo para aquecer o carro e os componentes. Será isto uma boa opção?

24 Janeiro 2025
Forever Young

Esta prática está profundamente enraizada na cultura automóvel. Assim antes de meados dos anos 90, os condutores eram aconselhados a fazer exatamente isso. Tudo para obter a mistura correta de ar e combustível no motor.

Seria também para melhorar o desempenho e prolongar a vida útil do veículo. Isto porque a maioria dos carros mais antigos utilizava um carburador. Assim precisava de ser aquecido para evitar a paragem do motor.

No entanto, as coisas mudaram significativamente nos últimos 30 anos. Como tal os atuais motores com injeção de combustível resolveram este problema. De facto, aquecer o carro pode danificar o motor.

A conclusão é que é um mito dizer que se deve aquecer qualquer carro moderno antes de conduzir ao frio. O óleo é essencial para lubrificar os motores dos automóveis a gasolina.
Quando se liga o veículo, a bomba de óleo demora cerca de 20 a 30 segundos a lubrificar completamente o motor.
Embora o motor possa não estar completamente quente dentro deste período de tempo, está pronto a conduzir. No entanto, se deixar o motor ao ralenti durante vários minutos, o óleo escorrerá dos seus componentes principais, o que pode aumentar a fricção e causar desgaste. Por conseguinte, muitos fabricantes de automóveis recomendam que se ponha o carro a trabalhar, se ponha o cinto de segurança e se conduza quase imediatamente.

Mais Recentes

Há uma nova moda para emagrecer: chama-se “Dieta do Sexo” e Kim Kardashian já a pratica

há 59 minutos

Opinião: «Vamos falar sobre higiene íntima e sexualidade», Jéssica Silva, farmacêutica

há 1 hora

Além do corpo será possível ter gordura no cérebro? Vejamos a resposta já de seguida

há 3 horas

«Antes de almoçar beba esta bebida e viva mais anos», aconselha especialista

há 3 horas

Comissão Europeia processa Portugal e este foi o motivo

há 4 horas

Hospital Amadora-Sintra: Ministra ainda não tem um plano

há 4 horas

Anne Applebaum e Neneh Cherry entre nomeadas para o Women’s Prize de não-ficção

há 4 horas

Portugal é o país em foco em conferência no Canadá dedicada à música ‘folk’

há 4 horas

Combata as rugas com este tratamento da Mercadona: produtos desde os 2,50 euros

há 4 horas

Nem escova nem detergente: limpe as suas botas de camurça com este truque e deixe-as impecáveis

há 5 horas

«Nova vacina contra o cancro pode estar para breve: os resultados recentes são muito bons», revelam os cientistas 

há 5 horas

Estes são os signos mais sortudos: em 2025 vão brilhar intensamente

há 5 horas

Nem vinagre nem limão: conheça o truque do papel para evitar o cheiro a peixe frito

há 5 horas

Diga adeus às sapateiras: esta invenção para guardar sapatos é perfeita se tem pouco espaço 

há 6 horas

Creme antienvelhecimento da Primor atua como marca de luxo, mas custa só 11 euros: hidrata e elimina rugas

há 6 horas

«Cobrança de cuidados de saúde a estrangeiros inviável em muitos casos», revela ministra

há 6 horas

Especialista dá conselhos aos que afirmam: «tamanho do pénis está a arruinar a minha relação»

há 7 horas

Demência: sinal de alerta noturno aparece durante o sono ‘décadas’ antes dos primeiros indícios da doença

há 8 horas

Este mineral «reduz risco de Alzheimer e Parkinson», mas «milhões de pessoas não o consomem habitualmente», alerta especialista 

há 8 horas

«Chocolate de leite pode ajudar a queimar as gorduras nas mulheres com mais de 45 anos, mas tem de comê-lo num horário específico», revela estudo

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.