Um dos erros mais comuns quando se trata de perder peso é o excesso de molhos que colocamos nos pratos. Uma boa salada, por mais variedade de legumes que tenha, deixa de ser saudável se a “mergulharmos” em azeite ou molhos ultraprocessados. O mesmo se aplica a um bom prato de legumes grelhados: se usar muito óleo, passará de um prato saudável a uma bomba de calorias.
A PronoKal indica-lhe diferentes opções de molhos saudáveis para temperar os seus pratos e realçar o sabor dos alimentos sem adicionar calorias desnecessárias. Como parte de uma dieta saudável, recomendamos que não os consuma mais do que uma vez por semana. A dose recomendada é de duas colheres de sopa.
Molho de queijo: Ideal para massas. Refogue uma colher de sopa de cebola picada num pouco de azeite virgem extra. Quando estiver dourada, adicione duas colheres de sopa de queijo fresco batido 0% gordura e tempere com sal, alho e salsa. Pode adicionar duas colheres de sopa de água ou leite magro para aumentar o volume do molho.
Molho de iogurte: Ideal para acompanhar crudités de legumes. Numa tigela, misture um iogurte natural 0% gordura, uma colher de sopa de cebolinho picado, uma colher de sopa de azeite virgem extra, duas colheres de sopa de sumo de limão ou lima. Se desejar aumentar o volume, adicione duas colheres de sopa de água.
Molho agridoce oriental saudável: Este é um molho muito versátil, ideal para acompanhar carne ou peixe, legumes ou massas. Misture numa tigela, duas colheres de sopa de molho de soja (molho tamari, por exemplo), duas colheres de sopa de sumo de limão ou lima, uma colher de sobremesa de mel ou adoçante líquido, uma colher de sopa de gengibre ralado, uma colher de sobremesa de sementes de sésamo, uma colher de sopa de azeite virgem extra e duas colheres de sopa de água para aumentar o volume.
Molho vinagrete: É ideal para acompanhar saladas e legumes grelhados. Numa tigela, misture uma colher de sobremesa de azeite virgem extra, uma colher de sobremesa de vinagre de vinho ou de maçã, uma colher de sobremesa de sumo de limão e um pouco de mostarda. Junte os orégãos secos e a salsa (a gosto) e complete com sal e pimenta. Adicione uma colher de sopa de água para aumentar o volume.