E quem sabe responde que não.
De acordo com a BBC, «os cientistas não podem prever terremotos, apenas calcular a probabilidade de ocorrência de um tremor significativo numa área específica dentro de um determinado número de anos».
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, «embora não seja possível impedir a ocorrência de terremotos naturais, pode-se mitigar significativamente os seus efeitos identificando perigos, construindo estruturas mais seguras e fornecendo educação sobre segurança contra terremotos».
E será verdade que os animais podem prever terremotos?
A referência mais antiga de que se tem notícia do comportamento animal incomum antes de um terremoto significativo é da Grécia, em 373 AC, revela a BBC.
«Ratos, doninhas, cobras e centopeias supostamente abandonaram as casas e deslocaram-se para a locais mais seguros vários dias antes de um terremoto destrutivo».
Multiplicam-se evidências de animais, peixes, pássaros, répteis e insetos exibindo um comportamento estranho de semanas a segundos antes de um terremoto.
«No entanto, um comportamento consistente e confiável antes de eventos sísmicos, e um mecanismo que explique como isso poderia funcionar, são desconhecidos pela ciência».
Uma previsão de terremoto foi feita na China há várias décadas, com base em pequenos terremotos e atividade animal incomum. «Muitas pessoas optaram por dormir fora de casas e sobreviveram quando o terremoto principal realmente ocorreu e causou destruição generalizada».
No entanto, «geralmente nenhum grande terremoto segue esse tipo de atividade sísmica e muitos terremotos não são precedidos por um evento precursor».