<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Depressão: invisíveis à primeira vista, estes sintomas afetam a vida dos mais velhos

31 Março 2025
Forever Young

Existem sinais que, talvez, ninguém associe diretamente a um estado depressivo, mas que deixam claras evidências da imensa solidão das pessoas.

A depressão na velhice pode não ser tão visível quanto era no início da vida. Na verdade, muitas vezes passa despercebida, camuflada por outros problemas de saúde relacionados com a idade. No entanto, o seu impacto sobre os idosos é significativo, afetando muito sua qualidade de vida e bem-estar emocional.

A identificação precoce desse humor é crucial para estabelecer um diagnóstico correto e um tratamento eficaz. Estes são alguns dos sintomas a que devemos estar atentos:

Mudanças de humor

Tristeza, sentimentos de desesperança e irritabilidade são sintomas que vale a pena monitorizar, especialmente se persistirem ao longo do tempo, pois podem indicar depressão.

Distúrbios do sono

Dificuldade para adormecer, acordar frequentemente durante a noite ou dormir demais podem ser usados ​​para detetar depressão em adultos mais velhos.

Mais ou menos apetite

Perda ou ganho de peso sem mudanças aparentes na dieta pode refletir negligência alimentar devido à depressão ou uma tentativa de se sentir melhor emocionalmente através da comida.

Isolamento social

Às vezes, idosos deprimidos perdem o interesse em atividades sociais e evitam participar em eventos familiares.

Fadiga constante

Uma sensação constante de cansaço, falta de energia e dificuldade para realizar atividades diárias podem ser sintomas de sofrimento emocional

Problemas cognitivos

A depressão em idosos também pode estar associada, em alguns casos, à dificuldade de concentração, esquecimento frequente e lentidão acentuada na tomada de decisões, o que pode afetar a capacidade de realizar tarefas diárias com eficiência.

Queixas físicas sem causa aparente

Idosos que sofrem de depressão geralmente se queixam de dor, desconforto gastrointestinal e outros sintomas somáticos que não têm explicação médica.

Perda de interesse

A falta de motivação para atividades que costumavam ser prazerosas, bem como a perda de alegria e entusiasmo pela vida, merecem atenção especial.

Expressões de desesperança

Idosos deprimidos podem fazer comentários recorrentes sobre sentirem-se inúteis. Se o idoso verbalizar que tem desejo de morrer, ele necessita de uma avaliação médica imediata.

Negligência pessoal

Negligenciar a higiene pessoal e a falta de interesse em cuidar de si mesmo podem ser indicativos de perda de motivação e autoestima associadas à depressão.