A depressão na velhice pode não ser tão visível quanto era no início da vida. Na verdade, muitas vezes passa despercebida, camuflada por outros problemas de saúde relacionados com a idade. No entanto, o seu impacto sobre os idosos é significativo, afetando muito sua qualidade de vida e bem-estar emocional.
A identificação precoce desse humor é crucial para estabelecer um diagnóstico correto e um tratamento eficaz. Estes são alguns dos sintomas a que devemos estar atentos:
Mudanças de humor
Tristeza, sentimentos de desesperança e irritabilidade são sintomas que vale a pena monitorizar, especialmente se persistirem ao longo do tempo, pois podem indicar depressão.
Distúrbios do sono
Dificuldade para adormecer, acordar frequentemente durante a noite ou dormir demais podem ser usados para detetar depressão em adultos mais velhos.
Mais ou menos apetite
Perda ou ganho de peso sem mudanças aparentes na dieta pode refletir negligência alimentar devido à depressão ou uma tentativa de se sentir melhor emocionalmente através da comida.
Isolamento social
Às vezes, idosos deprimidos perdem o interesse em atividades sociais e evitam participar em eventos familiares.
Fadiga constante
Uma sensação constante de cansaço, falta de energia e dificuldade para realizar atividades diárias podem ser sintomas de sofrimento emocional
Problemas cognitivos
A depressão em idosos também pode estar associada, em alguns casos, à dificuldade de concentração, esquecimento frequente e lentidão acentuada na tomada de decisões, o que pode afetar a capacidade de realizar tarefas diárias com eficiência.
Queixas físicas sem causa aparente
Idosos que sofrem de depressão geralmente se queixam de dor, desconforto gastrointestinal e outros sintomas somáticos que não têm explicação médica.
Perda de interesse
A falta de motivação para atividades que costumavam ser prazerosas, bem como a perda de alegria e entusiasmo pela vida, merecem atenção especial.
Expressões de desesperança
Idosos deprimidos podem fazer comentários recorrentes sobre sentirem-se inúteis. Se o idoso verbalizar que tem desejo de morrer, ele necessita de uma avaliação médica imediata.
Negligência pessoal
Negligenciar a higiene pessoal e a falta de interesse em cuidar de si mesmo podem ser indicativos de perda de motivação e autoestima associadas à depressão.