Já todos ouvimos a recomendação para fechar a tampa da sanita antes de descarregar o autoclismo.
Muitas podem achar que este é um conselho ultrapassado ou desnecessário. Mas uma pesquisa publicada recentemente na revista Scientific Reports revelou que essa atitude é fundamental para não ficar coberto de germes.
Cientistas da Universidade do Colorado Boulder, nos Estados Unidos, utilizaram lasers verdes brilhantes para iluminar o ambiente.
As luzes foram capazes de captar a libertação de uma nuvem de partículas que atinge mais de 1,5 metro acima do assento, após se acionar a descarga.
Os investigadores dizem que a descarga com a tampa aberta liberta a chamada ‘pluma de aerossol’ – uma grande nuvem de partículas de vapor que carregam bactérias e outros patógenos.
A equipa deu descarga em banheiros contendo apenas água limpa e não investigou a infecciosidade de quaisquer partículas que pudessem estar na pluma.
No entanto, em situações cotidianas, o simples ato de dar a descarga com a tampa aberta pode resultar numa explosão de gotículas contendo patógenos perigosos, como a bactéria E. coli e norovírus.