<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Descoberto crocodilo Jurássico nas praias da Lourinhã

19 Janeiro 2024
Sandra M. Pinto

“Mr. Holger” é um novo crânio fóssil de crocodilo, descoberto nas praias da Lourinhã, e é o mais bem preservado da Península Ibérica da sua época, com perto de 150 milhões de anos.

Este animal, que seria semelhante aos crocodilos atuais, poderia chegar aos 3 metros de comprimento e que conviveria com alguns dos maiores dinossauros do final do Jurássico, como o Torvosaurus, o maior carnívoro terrestre da Europa, ou os saurópodes, gigantes de pescoço comprido, como o Supersaurus ou o Lusotitan.

Este crocodilo (que na verdade é um crocodilomorfo, um parente dos crocodilos atuais) ficou com a alcunha de Mr. Holger em homenagem ao paleontólogo amador, Holger Lüdtke, que já tinha descoberto o dinossauro anão Europasaurus holgeri, na Alemanha. Em dezembro de 2021, numa das suas visitas à Lourinhã, Holger percebeu que, numa das rochas roladas da Praia de Paimogo, estava à mostra uma pequena parte de crânio de crocodilo. Este achado, que foi comunicado ao Dino Parque e ao Museu da Lourinhã veio a revelar-se uma nova espécie para a paleontologia, que foi batizada de Ophiussasuchus paimogonectes. O nome quer dizer “crocodilo dos Ofiússa”, nome dado pelos antigos gregos ao território português, e “nadador de Paimogo”, a praia onde foi achado e de onde são provenientes algumas das descobertas paleontológicas de maior importância internacional da Lourinhã, como os ovos de dinossauro de Paimogo ou o dinossauro Zby atlanticus.

Para Víctor López-Rojas, o primeiro autor do artigo, este fóssil é um exemplo da importância e diversidade que os crocodilos tiveram na “Era dos Dinossauros”, além de ser um espécime muito bem preservado que o ajudou a desenvolver os seus trabalhos na paleontologia.

Já Simão Mateus, diretor científico do Dino Parque Lourinhã e investigador responsável por este projeto salienta que “este fóssil vem confirmar a importância mundial do Jurássico Superior de Portugal, nomeadamente da Lourinhã”. Acrescenta ainda: “Em seis anos é a terceira nova espécie para a Ciência, cujos fósseis foram preparados no laboratório do Dino Parque, o que atesta o valor pedagógico e científico do parque, comprovado por mais de 1,2 milhões de visitantes”.

O artigo foi publicado na revista Palaeontologia Electronica, com o título de “A new goniopholidid crocodylomorph from the Late Jurassic of Portugal”, e foi resultado de uma investigação composta por uma equipa internacional de paleontólogos ligados ao Dino Parque Lourinhã, ao Museu da Lourinhã, à Universidade Nova de Lisboa, e à Universidade de Zaragoza dos quais fazem parte Víctor López-Rojas, Simão Mateus, João Marinheiro, Octávio Mateus, e Eduardo Puértolas-Pascual. Além destes, este fóssil também serviu de tese de mestrado em ilustração científica a Camilo Pineda, da Universidade de Aveiro.

Mais Recentes

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 9 horas

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 10 horas

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 10 horas

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 10 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 11 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 11 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 11 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 12 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 12 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 12 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 13 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 13 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 13 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 14 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 15 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 15 horas

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 15 horas

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 16 horas

4% da população adulta em Portugal sofre de uma doença mental grave

há 16 horas

Primeiro transplante de bexiga do mundo realizado com sucesso nos Estados Unidos

há 16 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.