Descubra as nossas dicas para montar uma biblioteca em sua casa

Quem gosta de ler tem sempre o desejo de ter um biblioteca em casa, o que nem sempre é fácil de conseguir. por isso deixamos aqui uma mão cheia de dicas para o ajudar.

Para ser um lugar aprazível, a sua biblioteca terá de ser organizada. Claro que se estiver decorada de uma forma acolhedora o espaço ganha outro encanto.

Tenha uma estante de livros
Ter uma estante de livros ou prateleiras suspensas é o primeiro passo para organizar a sua biblioteca em casa. Escolha um móvel que tenha um tamanho que se adeque à quantidade de livros. O móvel pode estar num escritório, na sala, ou junto do quarto.

Organize os livros por ordem alfabética
Organizar os livros por ordem alfabética é imprescindível para conseguir encontrá-los.

Organize os livros por género
Outra maneira de encontrar os livros com maior facilidade é organizá-los por género. Pode separá-los por romance, contos, poesia, ficção científica, etc. Há quem separe por nacional e estrangeiro, ou por escritores femininos e masculinos.

Organize por áreas de conhecimento
Pode fazer divisões na estante que demarquem onde ficam os livros de Literatura, História, Filosofia, Psicologia, Matemática etc.

Higienize as estantes
Assim como qualquer móvel da casa, a estante de livros também precisa de limpeza, uma vez que o pó pode danificar os livros.

Limpe a capa e a lombada dos livros
Com o tempo, os livros vão juntando pó. Para limpar, basta humedecer um paninho com álcool ou água e passar levemente pela lombada e pela capa dos livros.

Coloque os livros mais antigos e raros em plástico
Se tem coleções de livros antigos em casa ou edições antigas e raras, não deixe o livro ser alvo de traças. Se quer preservá-los, coloque-os em saquinhos plásticos e vede-os.

Tenha uma boa poltrona ou cadeira para ler
Escolha uma poltrona ou cadeira que se adapte bem às necessidades do seu corpo, principalmente da sua coluna. Garanta também uma boa iluminação para não prejudicar a visão.

Decore a sua biblioteca
Pode fazê-lo com plantas, recordações de viagens entre outras ideias.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...