A maneira como as pessoas inteligentes lidam com pessoas tóxicas responde a vários fatores.
O primeiro é a suposição simples e evidente de que todo comportamento tóxico é ilógico. Entender isso ajuda muito, pois deixa de dar tanta relevância a uma série de atos e palavras sem sentido, onde o objetivo é quase exclusivamente projetar desconforto, frustração e emoções negativas em alguém.
Em segundo lugar, há um aspeto que não se pode ignorar. Como revela um estudo do Departamento de Psicologia Clínica e Biológica da Universidade Friedrich Schiller, na Alemanha, a exposição contínua a essa série de dinâmicas afeta a saúde mental.
A pessoa sente aumento de stress, ansiedade, exaustão e dificuldade de concentração e pensamento claro. Ter isso em mente desde o início encorajará a estabelecer limites apropriados.
Concentram-se em soluções, não em problemas.
Quando se convive com uma pessoa tóxica, vive-se sob constante ameaça . Pessoas inteligentes são mais orientadas para soluções do que focadas em comportamento tóxico. Assim que algo as preocupa ou incomoda, elas reagem instantaneamente.
Definem limites o mais rápido possível
É preciso ter uma boa capacidade de resposta. No entanto, que tipo de ação devemos tomar para conter o comportamento tóxico? Tem de estabelecer limites, barreiras protetoras. Para isso, é necessário deixar claro para a pessoa em questão que as suas ações têm consequências. Que nem tudo é permitido, que certos comportamentos magoam e criam ambientes nocivos.
Manter controle emocional
Deve estar plenamente conscientes de estado emocional. Se sente desgaste ou esgotamento psicológico, deve gerir essa situação. Primeiro, entenda que ninguém pode tirar a sua alegria ou calma. Segundo, não dê relevância excessiva na sua vida àqueles que simplesmente não conquistaram o seu lugar nela.
Praticam empatia cognitiva em relação à pessoa tóxica
A aplicação de uma empatia cognitiva será sempre preferível à empatia emocional nestes casos. É altamente recomendável poder entender o que a pessoa tóxica pode estar a passar. Talvez por trás daquela dinâmica exaustiva haja um perfil com uma depressão escondida. Alguém com baixa autoestima ou problemas pessoais.
Cuidam da sua sua saúde e bem-estar
Priorize a alimentação, o descanso e o lazer. Aprender a se desligar e a não pensar nas ações dessas pessoas com comportamentos nocivos permitirá que ganhe qualidade de vida.