Partilhar

Descubra os benefícios de aprender a tocar piano

Se está na dúvida sobre se deve começar a tocar piano ou teclado, a resposta é sim.

13 Julho 2022
Sandra M. Pinto

Glauco César Segundo, pianista, compositor e professor de piano que criou o método “Direto ao Ponto”, disponível na plataforma Hotmart, traz sete benefícios de aprender a tocar piano ou teclado.

Concentração: estamos sempre cercados de sons, mas, na maioria das vezes, não prestamos atenção a tudo que acontece à nossa volta. Quando começamos a aprender piano, temos que focar a nossa atenção no som do instrumento, que pode ser várias melodias em simultâneo, o que desenvolve bastante a concentração. Por consequência, quando nos concentramos em algo, os problemas vão ficando em segundo plano e diminuímos o stress.

Coordenação motora: já tentou fazer uma coisa com a mão direita e outra diferente com a esquerda simultaneamente? É um pouco difícil, mas com o estudo do piano desenvolvemos essa coordenação de maneira natural. Muitas vezes uma mão faz algo completamente diferente da outra mão, mas vamos aprendendo tudo lentamente, harmoniosamente e esse contraponto desenvolve ainda mais a nossa coordenação somada à concentração.

Controlo emocional: quando aprendemos a interpretar uma partitura e expressar os sentimentos do(a) compositor(a) e os nossos, é preciso ter bastante controlo emocional. Se for uma música triste, alegre, melancólica, temos sempre que transmitir o sentimento para quem ouve e isto só é possível com absoluto controle emocional. Esse mesmo controlo emocional pode ser levado para vida pessoal, afetando positivamente diversos aspetos.

Sensibilidade: depois de termos mais controlo emocional passamos a ter também mais sensibilidade. Conseguimos mergulhar nos sentimentos diversos que o(a) compositor(a) escreveu, seja de uma música contemporânea ou de há 300 anos. Conseguimos de imediato identificar aquele sentimento exposto e sentir verdadeiramente ele e levamos essa sensibilidade para a nossa vida quotidiana.

Autodisciplina: para termos sucesso no estudo do instrumento é preciso ter autodisciplina, pois muitas vezes temos que estudar uma mão muito lentamente, depois a outra, depois juntar, depois repetir, etc. Não é fácil, pois muitas vezes a nossa ansiedade impede-nos de fazer lentamente e queremos acelerar o processo o que nos faz atrasar ainda mais. Portanto, aos poucos vamos desenvolvendo essa autodisciplina que, no fim, nos dá uma grande satisfação por termos conseguido alcançar o objetivo. Com o tempo essa autodisciplina torna-se natural.

Autoconhecimento: tudo o que desenvolvemos com o estudo do piano leva naturalmente a um autoconhecimento mais profundo. Conhecemos melhor os nossos limites, a forma como o nosso cérebro funciona, as emoções que mais nos afetam, passamos a conhecer mais o nosso próprio corpo. Com isso, todos os aspetos mentais ficam mais claros e passamos a ter mais domínios de nós mesmos.

Memória: a memória é uma das coisas que mais trabalhamos no piano. Trabalhamos a memória auditiva, pois muitas vezes guiamo-nos pela lembrança de como soa a música. Trabalhamos também a memória fotográfica, pois lembramos como é a posição da mão ou as notas da partitura visualmente. Trabalhamos ainda a memória muscular, pois de tanto tocar com o tempo as nossas mãos parecem que tocam sozinhas sem pensarmos. Além disso, a música traz memórias de coisas vividas e literalmente faz-nos sonhar acordados. Sabemos que trabalhar a memória é imprescindível para a saúde mental.

Mais Recentes

Skincare e maquilhagem num 2 em 1: venha descobrir Skin Illusion

há 11 horas

«É uma injustiça, pois é», já dizia Calimero: estes são os signos mais incompreendidos

há 11 horas

Simples e infalível: descubra o truque para fazer arroz no micro-ondas

há 11 horas

10 dicas para um estilo de vida saudável quando se entra nos 50 anos

há 12 horas

Nunca cometa estes erros na cozinha: a sua saúde vai agradecer

há 12 horas

Se tem mais de 65 anos e gosta de caminhar siga este plano de um mês

há 12 horas

Se tem dúvidas venha esclarecer: estas são as características das pessoas atraentes

há 13 horas

Doença Bipolar: «Não há nenhum tratamento que a cure por completo», Jacinto Azevedo, psiquiatra

há 13 horas

Opinião: «A importância da atividade física para a saúde do fígado», Paula Peixe, médica

há 13 horas

Saiba como economizar o consumo de energia usando a mudança da hora

há 14 horas

Descobrimos o creme da Mercadona perfeito para tratar os sinais de envelhecimento: custa 5 euros

há 14 horas

Óbito: Morreu o ex-ministro da Saúde e médico Paulo Mendo

há 14 horas

Reduza a conta de água esta primavera com este truque simples 

há 14 horas

O enlatado recomendado pelos nutricionistas: baixo em calorias e cheio de antioxidantes

há 15 horas

Ovos escondidos e sabores revelados: vai ser assim este almoço de Páscoa

há 15 horas

Tunísia mais próxima dos viajantes portugueses e esta é a razão

há 15 horas

Rede Trofa Saúde inaugura clínica em Marco de Canaveses

há 16 horas

Um brunch buffet e uma caça ao ovo: neste hotel a Páscoa é em família

há 16 horas

O Majestic Princess sai de doca seca com novos e renovados espaços

há 16 horas

A primavera chegou e estas são as flores ideais para ter em casa

há 16 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.