<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Dia da Terra: mais de 90% dos consumidores estão dispostos a comprar outra marca se esta for mais sustentável

22 Abril 2024
Sandra M. Pinto

As preocupações sociais e ambientais estão cada vez mais presentes no comportamento dos consumidores, uma realidade que a Escolha do Consumidor verificou neste estudo, que pretende compreender os hábitos de consumo sustentáveis dos portugueses.

A forma como compramos mudou drasticamente nos últimos anos e questões como o consumo sustentável tornaram-se fundamentais nos dias de hoje. Quando questionados sobre qual a primeira ação que lhes vem à cabeça ao pensarem em sustentabilidade, os consumidores inquiridos referem maioritariamente a Conservação Ambiental (35%) e as Fontes de Energias Renováveis (30%).

 

A esmagadora maioria dos inquiridos (92%) revela que está disposta a comprar outra marca caso esta seja mais sustentável. A restante percentagem dos consumidores prefere não trocar, tendo como os motivos mais frequentes: a lealdade à marca a que já estão habituados, o preço mais elevado, gostarem do produto ou serviço que utilizam e a sustentabilidade não ser um ponto crucial nas suas escolhas. Além destes, a falta de informação clara sobre a sustentabilidade dos produtos e serviços é outra das barreiras indicadas à compra deste tipo de produtos.

 

No que diz respeito ao momento de compra, 41% dos consumidores optam por marcas mais sustentáveis quando vão às compras, enquanto 59% compram artigos com que já estão familiarizados. Por outro lado, quando falamos das embalagens dos produtos, 46% dos consumidores afirmam que, sobretudo quando há opções mais sustentáveis disponíveis, a embalagem é um fator decisivo na compra. Apenas 12% não concorda que este seja um fator decisivo.

 

Questionados ainda se a lealdade dos consumidores às marcas pode ser influenciada tendo em conta as iniciativas sustentáveis da empresa, 76% respondeu que sim, e somente 24% garantiu que não influencia a sua escolha, neste caso com a justificação a estar maioritariamente ligada ao preço.

 

Para os que responderam que as iniciativas sustentáveis influenciam a sua lealdade à marca, os seus motivos relacionam-se, sobretudo, com a preocupação com o futuro do planeta, a preocupação com a sustentabilidade, as medidas que as marcas implementam serem positivas para a sociedade e o meio ambiente.

 

Vivemos um novo paradigma onde a sustentabilidade está associada cada vez mais ao nosso consumo. Isso é visível neste estudo, em que a redução das emissões de carbono por parte das empresas, a inovação tecnológica que o serviço ou produto incorpora de forma a reduzir o impacto ambiental e o impacto social por detrás dos artigos e serviços são os parâmetros com maior relevância para os consumidoresexplica Cristiana Faria, Diretora de Marketing da ConsumerChoice.

 

Já nas práticas sustentáveis que podem garantir um futuro para as próximas gerações, os consumidores nomeiam, essencialmente, as seguintes opções: eliminar o plástico descartável (19%), optar por meios de transporte mais sustentáveis, como bicicletas, transportes públicos ou carros elétricos (17%) e investir em energias renováveis (17%).

 

É neste contexto que a ConsumerChoice lançou no ano passado a Escolha Sustentável, o primeiro sistema de qualificação público que premeia produtos, serviços ou medidas sustentáveis das empresas e marcas que contribuem ativamente para a sustentabilidade a nível social, ambiental e económico.

 

Pode consultar todas as marcas vencedoras da primeira edição da Escolha Sustentável aqui.

Mais Recentes

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 36 minutos

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 55 minutos

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 1 hora

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 2 horas

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 2 horas

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 2 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 3 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 3 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 3 horas

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 3 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 4 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 4 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 4 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 5 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 5 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 6 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 6 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 6 horas

Óbito: Morreu o comendador Jorge Sá

há 7 horas

Quando decidem viajar 30% dos portugueses procuram formas de poupar

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.