Partilhar

Dia Internacional da Consciencialização para a Colangite Biliar Primária: médicos alertam para a importância do diagnóstico e tratamento precoce

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) está a promover uma campanha de consciencialização para a Colangite Biliar Primária (CBP), uma doença crónica e silenciosa, que atinge maioritariamente mulheres, entre os 40 e os 60 anos.

8 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

Sob o mote “Eu suporto a Colangite Biliar Primária”, esta iniciativa decorrerá nas redes sociais da associação, com o objetivo de alertar as pessoas para a importância do diagnóstico e tratamento desta doença, que se não for tratada precocemente, poderá evoluir para doença hepática terminal.

“A Colangite Biliar Primária é uma doença crónica, cuja causa ainda permanece desconhecida. Em Portugal, estima-se que existam cerca de 2 mil casos de Colangite Biliar Primária, o que a torna uma doença rara e pouco conhecida, atingindo maioritariamente as pessoas do sexo feminino, mais precisamente, nove mulheres por cada homem e pessoas com membros da família afetados. As idades mais comuns de diagnóstico situam-se entre os 40 e os 60 anos, em ambos os sexos”, esclarece Arsénio Santos, presidente da APEF.

A CBP pode não dar sintomas durante longos períodos, por vezes vários anos, mas quando se manifestam, os mais frequentes são a fadiga e a comichão na pele (prurido). Ainda que menos comuns, existem também outras manifestações a ter em conta, tais como: dor abdominal, escurecimento da pele e pequenas manchas amarelas ou brancas sob a pele ou ao redor dos olhos (chamados xantomas e xantelasmas). Algumas pessoas também apresentam secura na boca e nos olhos e dores nos ossos, músculos e articulações.

O médico explica que, apesar de não ter cura, esta doença tem tratamento se for detetada atempadamente. “É primordial que as pessoas saibam que o diagnóstico da doença pode ser feito precocemente através de exames de sangue, identificando alterações nas análises hepáticas, especialmente da fosfatase alcalina. Felizmente, o tratamento adequado previne, na maioria dos casos, a sua complicação mais grave: a progressão para cirrose hepática. A cirrose é a quarta principal causa de morte precoce em Portugal e, em muitos casos, só pode ser solucionada através de um transplante de fígado”, realça Arsénio Santos.

A CBP é uma condição autoimune, caracterizada por uma inflamação nas ramificações intra-hepáticas das vias biliares, que leva progressivamente à criação de cicatrizes no fígado (fibrose). Em muitos casos, a doença mantém-se ligeira ou moderada, sem perturbações no funcionamento do fígado.

De acordo com a progressão da doença, podem surgir sintomas associados à cirrose, como icterícia, acumulação de líquido no abdómen ou em outras partes do corpo (ascite) e sangramento interno na parte superior do estômago e do esófago, devido à dilatação das veias (varizes). A osteoporose é outra das complicações da CBP. Apesar de ser mais comum em fases finais da doença, também pode ocorrer inicialmente. Além disso, as pessoas com cirrose apresentam risco aumentado de cancro do fígado (carcinoma hepatocelular).

Mais Recentes

Ryanair recebe advertência penal por desobediência a uma ordem do tribunal

há 3 horas

Cancro: investigadores portugueses desenvolvem nanomaterial para combater a doença

há 3 horas

Como criar melhores hábitos e trazer equilíbrio para a sua vida: este livro dá a resposta

há 3 horas

Escapadinhas de fim de semana a 30 minutos de Lisboa: venha celebrar a chegada do outono

há 3 horas

Veterinária revela que «jamais teria ou recomendaria ter em casa estas raças de cães» e explica o motivo

há 4 horas

«Nunca deixe isto no porta-luvas do carro», alertam autoridades

há 5 horas

Açores reconhecidos como Destino de Referência EarthCheck 2024

há 5 horas

Cidade alemã quer recuperar população: para tal está a oferecer (literalmente) casas a custo zero e empregos

há 5 horas

Óbito: Morreu a piloto italiana Simona Castelli

há 6 horas

Lidl vai oferecer casas aos portugueses: uma delas pode ser sua. Saiba aqui como receber o cheque no valor de 200 mil euros.

há 6 horas

Tem mais de 60 anos? Descubra os muitos benefícios da música para a sua saúde

há 7 horas

A tábua de madeira ficou com manchas de carne? Aprenda como a limpar com este truque

há 7 horas

Beber café antes de treinar tem benefícios. Conheça-os aqui

há 7 horas

Sabe aquele ambiente pesado no trabalho? Será que algum colega tem personalidade sombria? Proteja-se

há 7 horas

Considera-se uma pessoa inteligente? Confirme se tem estas características

há 7 horas

De acordo com a Forbes estas são 8 das melhores regiões para viver a reforma (somente por 1.500 euros por mês)

há 8 horas

Pesquisa revela: esta é a profissão mais cansativa

há 8 horas

Dia Mundial dos Sonhos: 5 conselhos para conquistar o dream job

há 9 horas

Estes são os alimentos que nunca (mesmo nunca) deve congelar

há 9 horas

Estes são os melhores parques nacionais da Europa: há um português na lista

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.