Cultivado em determinadas áreas do mundo, o chá é uma fonte de renda para mais de 13 milhões de pequenos produtores e lares, que concentram 60% da produção mundial da bebida, revelam as Nações Unidas.
A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU como «uma oportunidade de celebrar também os benefícios, a importância económica do chá e o meio ambiente», é referido, «as celebrações relembram o processo que a bebida leva desde os campos de plantação até à mesa do consumidor».
«A produção e o processamento do chá são o meio principal de subsistência de milhões de famílias, especialmente em países em desenvolvimento. China, Índia, Quênia e Sri Lanka são os quatro principais produtores de chá no mundo», relembram as Nações Unidas.
Neste Dia Internacional, a ONU promove o cultivo, o consumo e o comércio sustentáveis do chá. «A data também é uma oportunidade para atores globais, regionais e nacionais assegurarem que o setor do chá continuará desempenhando um papel na redução da extrema pobreza».
De referir que a data é comemorada nos países produtores de chá no dia 15 de dezembro.