<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

3 Dezembro 2024
Sandra M. Pinto

Os sintomas são variados e incluem comichão, espirros, nariz obstruído ou a pingar, tosse, falta de ar, chiadeira, dor de cabeça, entre outros.

O Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica, que se assinala a 03 de dezembro, foi criado pela OMS com o objetivo de promover a sensibilização para as alergias crónicas.

A alergia crónica é uma condição persistente em que o sistema imunológico reage de forma exagerada a substâncias comuns, desencadeando sintomas recorrentes ao longo do tempo, refere em entrevista à Forever Young, Tiago Rama, imunoalergologista da Clínica Espregueira no Porto.

Fatores genéticos e ambientais, poluição e exposição constante a alergénios (ácaros, pólen, entre outros) contribuem para seu desenvolvimento. Os sintomas são variados e incluem comichão, espirros, nariz obstruído ou a pingar, tosse, falta de ar, chiadeira, dor de cabeça, entre outros.

Veja a entrevista aqui: