Partilhar

Dia Mundial de Luta Contra o Cancro: «A prevenção e o rastreio são fundamentais e exigem uma resposta coordenada entre todos», João Vasco Barreira, oncologista

O Dia Mundial de Luta Contra o Cancro tem o objetivo de desmistificar conceitos sobre o cancro e informar sobre a prevenção e fatores de risco da doença.

4 Fevereiro 2025
Sandra M. Pinto

O Dia Mundial do Cancro assinala-se, anualmente, a 4 de fevereiro. A data foi criada a 4 de fevereiro de 2000, na “World Summit Against Cancer for the New Millenium”, realizada em Paris e é assinalada anualmente por iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC).

Dos cerca de 60 mil novos casos de cancro que são diagnosticados todos os anos em Portugal, está estimado que cerca de metade são evitáveis ou só aconteceriam em idades muito avançadas.

«A luta contra o cancro é um dos maiores desafios de saúde pública», refere João Vasco Barreira, oncologista e um dos responsáveis pela página @thetwindocs em entrevista à Forever Young.
«Sabia que mais de um terço dos casos de cancro pode ser evitado? E outro terço pode ser curado se detetado precocemente e tratado?», refere o nosso convidado, «como tal é preciso incentivar a conscientização da população em torno da doença e dos benefícios decorrentes do diagnóstico precoce no tratamento do cancro».

Veja a entrevista aqui:

Mais Recentes

Aprovado primeiro novo comprimido para a dor em mais de 20 anos

há 6 minutos

Autoridades pedem ação “urgente”: infeções sexualmente transmissíveis atingem novos máximos na Europa

há 12 minutos

Gripe aviária: OMS com pouca informação sobre a doença nos EUA após regresso de Trump

há 15 minutos

Há uma nova moda para emagrecer: chama-se “Dieta do Sexo” e Kim Kardashian já a pratica

há 13 horas

Opinião: «Vamos falar sobre higiene íntima e sexualidade», Jéssica Silva, farmacêutica

há 13 horas

Além do corpo será possível ter gordura no cérebro? Vejamos a resposta já de seguida

há 15 horas

«Antes de almoçar beba esta bebida e viva mais anos», aconselha especialista

há 15 horas

Comissão Europeia processa Portugal e este foi o motivo

há 16 horas

Hospital Amadora-Sintra: Ministra ainda não tem um plano

há 16 horas

Anne Applebaum e Neneh Cherry entre nomeadas para o Women’s Prize de não-ficção

há 16 horas

Portugal é o país em foco em conferência no Canadá dedicada à música ‘folk’

há 16 horas

Combata as rugas com este tratamento da Mercadona: produtos desde os 2,50 euros

há 16 horas

Nem escova nem detergente: limpe as suas botas de camurça com este truque e deixe-as impecáveis

há 17 horas

«Nova vacina contra o cancro pode estar para breve: os resultados recentes são muito bons», revelam os cientistas 

há 17 horas

Estes são os signos mais sortudos: em 2025 vão brilhar intensamente

há 17 horas

Nem vinagre nem limão: conheça o truque do papel para evitar o cheiro a peixe frito

há 17 horas

Diga adeus às sapateiras: esta invenção para guardar sapatos é perfeita se tem pouco espaço 

há 18 horas

Creme antienvelhecimento da Primor atua como marca de luxo, mas custa só 11 euros: hidrata e elimina rugas

há 18 horas

«Cobrança de cuidados de saúde a estrangeiros inviável em muitos casos», revela ministra

há 18 horas

Especialista dá conselhos aos que afirmam: «tamanho do pénis está a arruinar a minha relação»

há 18 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.