Hoje vemos pão de massa mãe, pão com sementes, pão com fruta, pão sem glúten e pão de várias farinhas e até pão com queijo, o que é certo é que o pão faz parte da alimentação dos portugueses.
Eu costumo dizer que o verdadeiro pão é aquele que tem 4 ingredientes, água, farinha, fermento/levedo e sal. Claro que pode ter um pão com várias farinhas, pois há pão “com” e há “apenas” pão. Quando tem o “apenas pão” com uma lista de ingredientes que se apresenta com aromatizantes, espessantes, corantes, açúcar e outros ingredientes que nem lhes reconhece o nome ou até se apresentam com números, então isso é um pão altamente processado.
Costumo dizer aos meus pacientes, nao invente. Se quer comer pão, coma o pão pois tudo o que vier além disso são calorias ou ingredientes que podem não ser o melhor para si.
E o pão não tem glúten?
Nos dias de hoje falamos muito do impacto que o glúten tem na saúde. Há quem defenda que o glúten é inflamatório e há quem defenda que isso é apenas uma moda. Eu defendo que temos que ver quem temos à nossa frente e através de analises e ou anamnese clinica percebermos se a pessoa tem ou não alguma intolerância, alergia ou hipersensibilidade ao glúten. Não há chapa 5 no que consta à alimentação e nutrição e o pão não é excepção.
Naturalmente para as pessoas que têm alguma incompatibilidade com o glúten, hoje já há oferta de pão sem glúten mas atenção, verifique a lista de ingredientes e não se esqueça do que é feito ou apenas pão.
O pão é o inimigo das dietas?
A nivel nutricional o pão é rico em hidratos de carbono, por exemplo uma carcaça de 50g pode ter cerca de 30g de hidratos de carbono com cerca de 120 kcal. Opte por carcaça integral, com o mesmo peso apresenta 20g de hidratos de carbono, 80 kcal e cerca de 5g de fibra, o que faz com que o seu índice glicémico diminua por uma digestão mais lenta e assim maior saciedade.
Atenção sempre que adiciona algo ao pão aumenta a quantidade de calorias e outros nutrientes, e sempre que opta por “pão com” também.
Há um horário para comer o pão?
Se quer inserir na sua alimentação e se não tem qualquer reação ao ingerir o mesmo, deve o fazer no período da manhã e evitar no período noturno, isto porque à noite o organismo não irá usufruir dessa energia e riqueza de hidratos de carbono podendo facilmente converter aquele pãozinho em gordura corporal e ou aumentar a sua glicémia noturna desnecessariamente.