Partilhar

«Do 25 de Abril de 1974 ao 25 de Novembro de 1975»: Irene Flunser Pimentel analisa autonomia do campo político português no período entre os dois “25”

Documento de leitura obrigatória em que Irene Flunser Pimentel revisita as principais instituições de poder erguidas quer entre os militares, quer entre os principais partidos políticos portugueses, durante o processo que se desenvolveu entre os anos finais da ditadura e o 25 de Novembro de 1975.

24 Fevereiro 2024
Sandra M. Pinto

«Devido a um acidente e a doença, António de Oliveira Salazar foi substituído, na presidência do Conselho de Ministros, por Marcello Caetano, por decisão do presidente da República, almirante Américo Tomás, em 27 de setembro de 1968. Após convocar uma reunião do Conselho de Estado, o presidente anunciou que, “atormentado” por “sentimentos afetivos de gratidão”, decidira exonerar Salazar e nomear Marcello Caetano. Salazar manteve no papel todos os poderes e honras, com direito de permanecer na própria casa oficial do presidente do Conselho, constando que ninguém se atreveu a dizer-lhe que já não dirigia o país.»

Assim principia, em setembro de 1968, e a poucos anos do golpe de Estado que nos abriria as portas para a democracia e possibilitaria a criação do Estado social, a liberdade de associação, pensamento, ação e mobilidade social, Do 25 de Abril de 1974 ao 25 de Novembro de 1975 – Episódios menos conhecidos – documento de leitura obrigatória em que Irene Flunser Pimentel revisita as principais instituições de poder erguidas quer entre os militares, quer entre os principais partidos políticos portugueses, durante o processo que se desenvolveu entre os anos finais da ditadura e o 25 de Novembro de 1975.

Recorrendo adicionalmente ao trabalho de historiadores como José Medeiros Ferreira, António Reis, César de Oliveira, Maria Inácia Rezola e José Manuel Lopes Cordeiro, a historiadora doutorada em História Institucional e Política do século XX publica, no ano em que se celebra o cinquentenário da Revolução dos Cravos, uma investigação rigorosa que, percorrendo os últimos anos do regime ditatorial e as dificuldades nas colónias, o início de 1974 e o 25 de abril, o ano do PREC e o 11 de março, a institucionalização do MFA e a criação do Conselho da Revolução, o tumulto do Verão Quente e o 25 de novembro de 1975, constitui um novo e inegável contributo para a historiografia portuguesa.

Mais Recentes

Cientistas descobrem uma característica na fala que anuncia o declínio cognitivo

há 10 minutos

É oficial: 2025 marca o início de uma nova geração humana

há 19 minutos

Campo de golfe do Algarve está no top 10 dos melhores da Europa

há 38 minutos

Se tem o sonho ou planeia ir a Nova Iorque saiba que a “Big Apple” está agora ainda mais perto de Portugal

há 43 minutos

À atenção de pais e avós: há um alerta contra dar “slushies” às crianças depois de várias terem sido hospitalizadas no Reino Unido após ingerirem estas bebidas geladas

há 46 minutos

Estudo revela: «As mulheres precisam de dormir mais do que os homens porque usam mais o cérebro durante o dia»

há 1 hora

«Cérebro “silencioso”pode explicar por que as mulheres envelhecem mais lentamente», garante a ciência

há 1 hora

Alzheimer: novos medicamentos podem acrescentar anos de independência à vida dos doentes

há 1 hora

Suplemento barato parece aumentar a função cerebral das pessoas mais velhas, revelam especialistas

há 2 horas

Óbito: Morreu Miguel Macedo, ex-ministro da Administração Interna e comentador da CNN Portugal

há 2 horas

«Mulher que viveu até aos 117 anos tinha genes que mantinham as suas células “mais jovens”», revela estudo

há 2 horas

Covid-19: perderam-se 16,8 milhões de anos de vida na Europa entre 2020 e 2022

há 2 horas

Pela primeira vez no mundo homem tem alta do hospital levando no peito um coração de titânio

há 2 horas

Sono: 36% dos portugueses dormem menos de 6 horas por noite, revela estudo

há 2 horas

Jante na companhia de Vasco da Gama no edifício mais alto de Portugal

há 4 horas

Zoomarine volta a trazer magia e diversão com reabertura do parque

há 4 horas

Uma receita para surpreender os pais que não resistem a um toque adocicado (e a uma “cervejinha”)

há 4 horas

Jantares com produtores, provas e masterclasses diárias: o vinho marca a agenda desta unidade hoteleira

há 4 horas

Cuide da sua segurança: se conduzir não use colares

há 4 horas

Mantenha a mente jovem e ativa depois dos 40 anos com estas 13 dicas

há 4 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.