<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Doença de Gaucher: «Embora não haja cura, existem medicamentos e tratamentos que podem ajudar os doentes» Fátima Ferreira, hematologista

17 Março 2025
Sandra M. Pinto

A doença de Gaucher é um tipo de distúrbio de depósito lisossômico denominado esfingolipidose.

A doença de Gaucher é uma doença rara que pode afetar tanto homens como mulheres. É uma condição “genética”, ou seja, pode ser transmitida de pais para filhos.

Recebeu o nome de doença de Gaucher devido ao estudante de medicina francês que a descreveu pela primeira vez em 1882: Philippe Gaucher.

É categorizada como um distúrbio de armazenamento lisossomal (lysosomal storage disorder – LSD). Os lisossomos são pequenos compartimentos dentro das células onde moléculas grandes são degradadas. As enzimas dentro dos lisossomos quebram essas moléculas em pequenos pedaços. Os carboidratos complexos e gorduras passam por esse processo na reciclagem dos seus componentes. Na doença de Gaucher, os glicolipídeos (açúcares que possuem gordura na sua composição) principalmente o glicocerebrosídeo, acumulam-se progressivamente nas células chamadas macrófagos devido à falta da enzima beta-glicocerebrosidase. Estes macrófagos aumentam de tamanho, cheios de glicocerebrosídeo não degradado e passam a ser chamados de “células de Gaucher”.

Afeta as pessoas de diversas formas: algumas pessoas possui apenas um efeito pequeno e pode não ser detetada senão quando são mais velhos; outras apresentam muitos problemas, que podem começar pouco depois do nascimento.

«Um dos problemas precoces mais frequentes é o abdómen aumentado, devido ao facto de o baço ficar maior», refere em entrevista à Forever Young a hematologista Fátima Ferreira.

Veja a entrevista aqui:

Mais Recentes

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 13 horas

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 16 horas

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 16 horas

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 16 horas

Descoberto triângulo escondido no Homem de Vitrúvio que liga Da Vinci à anatomia moderna

há 16 horas

Cafeína pode ajudar a retroceder o envelhecimento celular, revela estudo

há 17 horas

Estes alimentos estão a tornar o seu metabolismo mais lento (e nem imagina)

há 17 horas

Saiba quais são os sete alimentos que combatem o envelhecimento da pele

há 19 horas

Portugueses aguentam até 2,5 segundos de silêncio em conversas, revela estudo

há 20 horas

Parkinson pode começar nos rins? Novo estudo revela possível origem surpreendente da doença

há 20 horas

iSeg: a inteligência artificial que revoluciona o tratamento do cancro do pulmão

há 21 horas

Presunto ibérico é aliado dos atletas: reduz inflamações, acelera a recuperação e aumenta massa muscular

há 22 horas

Cientistas desvendam mecanismo que pode travar o crescimento dos tumores mais difíceis

há 22 horas

Como refrescar e arejar a casa no verão: dicas simples e ecológicas para um ambiente mais saudável

há 23 horas

Diogo Jota morre em acidente de viação em Espanha

há 23 horas

Investigadores canadianos associam pesadelos à intolerância à lactose

há 23 horas

Estudo: células cerebrais descobrem “armazém secreto” de açúcar que protege contra o Alzheimer

há 24 horas

Três limonadas frescas e sem açúcar para este verão (com melancia, manga ou pepino)

há 2 dias

Cinco destinos gastronómicos para saborear o mundo com todos os sentidos

há 2 dias

Smartwatches ajudam a prevenir doenças e já levam 93% dos utilizadores ao médico

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.