Identifique se a dor foi causada por uma má postura durante o trabalho ou uma noite mal dormida, ou se é um problema recorrente, sem uma causa identificável. Se for este o caso deve procurar um médico.
Sintomas como dormência ou dor descendo pelo ombro, braços ou pernas são sinais para procurar o médico rapidamente. Procure também assistência se tiver qualquer mudança nos hábitos intestinais ou urinários, o que pode indicar que a dor do pescoço está relacionada a um problema neurológico.
Faça exercício para fortalecer o pescoço e ombros
Um estudo dinamarquês de 10 semanas concluiu que pacientes com dor no pescoço que faziam exercícios específicos para fortalecer os músculos do pescoço e ombros três vezes por semana sentiam dor significativamente menor do que aqueles que faziam apenas exercícios de condicionamento físico.
Cuide da sua postura
Endireite-se, respire fundo, coloque os ombros direitos e mantenha a cabeça alinhada com os ombros.
Atenção ao seu travesseiro
O travesseiro errado pode estirar os músculos do pescoço. Um travesseiro com contorno anatómico, curvado para apoiar a cabeça e o pescoço, permite que se mantenha a cabeça paralela à cama.
Evite carregar excesso de peso
Veja se a carteira ou mochila não estão pesadas demais. Carregar muito peso pode forçar os músculos do pescoço e dos ombros.
Use mentol
Cremes ou géis com mentol ou cânfora aplicados no pescoço podem aliviar a dor temporariamente; a massagem leve também promove o bem-estar.
Faça pausas e repouse
Deite-se alguns minutos durante o dia, para proporcionar ao pescoço uma pausa na sua função de sustentar a cabeça.
Use bolsas térmicas
Usar compressas quentes pode ajudar o sangue a circular e, assim, aliviar a dor no pescoço.
Movimente o pescoço
Alongue os músculos da região para diminuir a tensão. Abaixe o queixo e, inspirando, lentamente gire a cabeça para a direita e volte à posição original, segurando a respiração brevemente nesta posição; de seguida, gire a cabeça para baixo enquanto expira. Repita, girando a cabeça para a esquerda.