Conheça-se melhor
Se não se conhecer o suficiente para ter a capacidade de falar sobre si de forma interessante aos outros, como espera destacar-se entre os demais candidatos? Faça um exercício de autodescoberta e escreva sobre os seus pontos fortes e fracos e as suas competências, mas também sobre os seus hábitos, as suas necessidades e os seus valores. Este exercício serve não apenas para preparar as entrevistas de trabalho, mas também para perceber qual o melhor emprego para si.
Saiba quais são os seus objetivos
Em alguns casos, o principal objetivo é pagar contas, como todos sabemos. Mas que outros propósitos espera satisfazer com o seu novo emprego? Que tipo de função pretende ter? Quais as atividades que mais gosta de executar? Pretende ter um emprego perto de casa ou está disposto a fazer alguns quilómetros por dia? Pretende uma mudança radical? Saber o que quer vai ajudá-lo a determinar um rumo na sua procura por um emprego.
Não se isole
Tenha sempre um grupo de suporte na sua missão de encontrar um novo emprego. Alguém que o ajude a identificar as melhores ofertas, que o mantenha motivado e que não o deixe ir abaixo ao primeiro “não”. Isolar-se é meio caminho andado para não conseguir resolver rapidamente a situação.
Identifique as empresas
Além de responder a anúncios, uma procura ativa de emprego inclui uma componente de candidaturas espontâneas. Selecione as empresas que acha que são ideais para si e onde acredita ter boas hipóteses de ser chamado para uma entrevista. Procure as empresas que precisam de pessoas com o seu talento e com o seu perfil. Tente descobrir o nome da pessoa que está responsável pelos cargos a que você se candidata.
Prepare-se
Prepare todos os documentos necessários para apresentar a cada uma das empresas selecionadas, nomeadamente: cartas de recomendação, certificados e CV, entre outros. Demonstre de forma convincente que pode vir a ser uma mais-valia para a empresa.
A entrevista
Prepare-se para a entrevista através do já proposto na primeira dica, mas investigue também a empresa que vai visitar. Não deixe de consultar o site e a página da empresa no LinkedIn. Vista-se de forma apropriada e entre para a entrevista disposto a negociar. Seja humilde.
Resultado
Após a entrevista poderá ter de aguardar uma resposta ou, se tiver sorte, a “bola” ficou do seu lado e tem de avaliar a proposta da empresa lhe fez. Neste último caso, deverá dar a sua resposta definitiva em pouco tempo, seja ela positiva ou negativa.
Autoavaliação
Caso não tenha conseguido o emprego, faça uma autoavaliação. Fez tudo o que podia fazer? Cometeu algum erro? Onde é que pode melhorar? Este exercício melhorará a sua confiança para a entrevista seguinte.