Um dos tópicos a abordar é sobre o uso do protetor solar e há uma dúvida comum: será que posso utilizar o protetor solar que sobrou do ano passado?
Não existe uma só resposta para esta pergunta ou seja, o protetor solar que restou do último verão poderá ainda estar em condições de utilização ao manter todas as suas caraterísticas, ou poderá mesmo ter que comprar um novo, afirma thinkbeauty. Antes de usar o protetor que sobrou do ano passado, examine-o. Teste sempre o protetor, avaliando-o através da cor, odor e da consistência. Na dúvida, deite sempre fora.
Se, depois de usar, ficar rapidamente com a pele vermelha, é sinal de que o protetor perdeu eficácia. O uso de protetores já ineficazes ou fora de prazo aumenta os riscos decorrentes da exposição solar e há aspetos que deve ter em conta para garantir a sua proteção.
Tome nota de alguns conselhos e cuidados que podem ser úteis para este verão e que podem prolongar a eficácia do seu protetor:
– Alguns protetores solares têm prazos de validade na embalagem, enquanto outros apresentam um símbolo que mostra quantos meses podem decorrer após a sua abertura sem perder as suas propriedades. Se o produto não tiver nenhuma indicação, estima-se que possa ter uma vida útil de dois ou três anos (se estiver armazenado corretamente, isto é, num local frio e seco).
– Em casa, guarde o protetor solar sempre num local seco, à temperatura ambiente e longe de luz solar direta. A casa de banho não é um bom local para conservar estes produtos devido a ser, por norma, a divisão mais húmida da casa;
– Os protetores solares são potenciais portadores de todo o tipo de bactérias o que significa que acabam por deteriorar o produto em si e diminuir a sua eficácia;
– Convém mesmo aplicar protetor solar antes de sair de casa, de preferência meia hora antes de se expor aos raios solares.
– Após colocar o protetor solar não deixe a embalagem ao sol, nem exposta ao calor. Feche-o e coloque-o à sombra;
– Se após colocar protetor reparar que ficou rapidamente com a pele avermelhada, pode ser sinal de que o produto perdeu a eficácia;
– Aplique o protetor regularmente, lembre-se que o mesmo deve ser reaplicado várias vezes durante o dia e depois de ir à água, mesmo que seja à “prova de água”.
Por último, uma sugestão, reutilize o protetor como creme hidratante. Ainda que tenha perdido a sua eficácia protetora, pode ser reutilizado.