O hábito é essencial para prevenir o envelhecimento precoce da pele, reduzir o aparecimento de rugas e manchas, além de prevenir o cancro de pele. Para garantir os benefícios da proteção solar, é preciso saber como o aplicar corretamente.
1. Mantenha o uso de protetor solar no inverno e dias nublados
Nos dias frios e nublados, a sensação que temos é que o Sol não queima, mas esse é um equívoco comum. A incidência de radiação ultravioleta continua a mesma no inverno e em dias nublados, já que os raios solares são capazes de atravessar as nuvens. Por isso, os cuidados com a proteção da pele devem ser mantidos nessas situações.
2. Cuidado com a quantidade utilizada
Para garantir uma boa proteção solar, é preciso aplicar a quantidade de protetor adequada para a região exposta. No rosto, por exemplo, o ideal é aplicar a quantidade equivalente a uma colher de chá de protetor.
No caso de pessoas que utilizam protetor com cor, a dica é utilizar a proporção de um dedo com protetor neutro e dois dedos com protetor com cor.
Já para o corpo, é recomendado passar a quantidade de três colheres de sopa, de maneira uniforme, de modo a não deixar nenhuma área desprotegida.
3. Proteja todas as áreas não cobertas por roupas
Quando uma pessoa vai à praia ou passa o dia na piscina, é comum (e importante) aplicar o protetor solar em todo o corpo. No entanto, no dia a dia, esse cuidado deve permanecer em toda a área exposta ao sol.
4. Reaplique o protetor a cada duas ou três horas
A recomendação é reaplicar o protetor solar a cada duas horas ao longo do dia, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. No dia a dia, quem trabalha em escritórios ou passa o dia em locais fechados, a orientação é fazer a aplicação, pelo menos, em dois momentos: uma de manhã, antes de sair de casa, e outra na hora do almoço, principalmente se for comer fora.
5. Aplique o protetor com 15 minutos de antecedência, se for protetor químico
Existem dois tipos de protetor solar: o físico e o químico. O primeiro tipo é feito à base de dióxido de titânio e óxido de zinco e deposita-se na camada mais superficial da pele, refletindo as radiações incidentes.
Já os protetores químicos funcionam como uma espécie de “esponja” que absorve os raios ultravioleta e os transforma em calor. O ideal é aplicar o protetor solar com 15 minutos de antecedência à exposição solar.
6. Na rotina de cuidados com a pele, aplique o protetor por último
Para cuidar da pele, é essencial seguir uma rotina básica que inclui a higienização, hidratação e a proteção solar. Na rotina de skincare, essa é a ordem correta sempre: primeiro lavar o rosto, depois hidratá-lo e, por último, passar o protetor solar, sempre com produtos indicados para seu tipo de pele.