Qual a melhor coisa que pode fazer para procurar assegurar um envelhecimento saudável? Dormir. Sim, pode parecer demasiado básico, no entanto estes períodos noturnos de recuperação são determinantes para garantir que o nosso organismo recupera eficazmente no final de cada dia.
Infelizmente a maior parte das pessoas com mais de 50 apresenta dificuldades em dormir mais de 6 horas por noite. Ora, isto têm um impacto sério nos níveis de energia e na saúde da nossa pele, por exemplo.
Eis alguns truques simples, apresentados pelo portal VivaFifty, que pode seguir para procurar aumentar o número de horas que passa a dormir na cama.
-
Siga a regra “10,3,2,1”
Isto significa que quando faltarem menos de 10 horas para se ir deitar não deve beber cafeína. 3 horas antes de se deitar não deve ingerir comida ou álcool. 2 horas antes não deve fazer qualquer tipo de atividade profissional. Por último, na hora final antes de se deitar deve desligar todos os seus écrans.
-
Rotina consistente
Procure estabelecer e cumprir uma rotina fixa de horários. Tente ir dormir sempre à mesma hora e acordar também sempre no mesmo horário.
-
Roupa de cama limpa e com condições
Cerca de um terço da nossa vida é passado, em média, numa cama. A qualidade e limpeza do tecido que toca a nossa pele todas as noites deve assim ser um tema prioritário para todos. Procure tecidos suaves e leves. Lave frequentemente todos os lençóis e fronhas.
-
Limite a interação com pessoas “tóxicas”
Certos indivíduos têm a capacidade de nos deixar num estado de maior ansiedade e tristeza. Deve impedir ao máximo a presença deste tipo de pessoas no seu espaço privado e íntimo. Evite sempre ter discussões no quarto. Procure rodear a sua existência de pessoas saudáveis, equilibradas e de confiança. Verdadeiros amigos, colegas e parceiros amorosos.