Partilhar

Em abril Sintra tem um convite para si: parar, escutar e olhar a natureza

Durante o mês de abril, a primavera caminha para o seu auge, trazendo novas cores, aromas e sons, que tornam a paisagem luxuriante de Sintra ainda mais irresistível.

11 Abril 2024
Sandra M. Pinto

 Para estimular a descoberta das plantas, dos fungos e dos animais que dão vida aos parques históricos e tapadas que gere, a Parques de Sintra preparou novos programas que são um com a atenção que ela merece.

“Vamos conhecer… As borboletas diurnas” é a primeira proposta, já no próximo dia 14 de abril, domingo, às 10h00, na Tapada de D. Fernando II, junto ao Convento dos Capuchos. Coloridas e delicadas, as borboletas são insetos fascinantes, mas o que sabemos delas? Durante um passeio na zona renaturalizada da Tapada de D. Fernando, na companhia do biólogo Francisco Aguilar, os participantes nesta atividade vão observar borboletas de perto e descobrir, entre muitas outras curiosidades, o papel fundamental que têm como polinizadoras, como se alimentam e como se reproduzem.

No dia 18 de abril, quinta-feira, às 14h30, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, realiza-se a “Visita Guiada – Organização dos canteiros do Jardim Botânico de Queluz”. Reunindo espécies botânicas raras, exóticas e desconhecidas à época, como o ananás, no século XVIII, este jardim funcionava como de gabinete de curiosidades e pretendia alcançar a síntese entre arte e natureza. Conduzida por Ana Sanches, arquiteta paisagista da Parques de Sintra, esta visita guiada dará a conhecer o espaço, cuja reconstituição histórica foi distinguida com dois Prémios da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra.

Segue-se, no dia 21 de abril, domingo, às 9h30, no Parque de Monserrate a atividade “Sons da Paisagem – Iniciação à Identificação dos Sons das Aves”. Sendo a primavera efusivamente anunciada pelo canto das aves, esta é a estação ideal para aprender a escutá-las. Um jardim que regista a presença de cerca de 40 espécies deste grupo de animais é o local perfeito para quem quer conhecê-las melhor. Ao percorrer os vários habitats que compõem o Parque de Monserrate, os participantes nesta atividade vão treinar a capacidade de escutar e de reconhecer os sons das aves, com recurso a uma app. Para ajudá-los, contarão com Paulo Marques, biólogo e curador convidado do Arquivo de Sons Naturais do Museu Nacional de História Natural e Ciência de Lisboa.

No dia 27 de abril, é altura de explorar o Parque da Pena. De manhã, às 10h00, a proposta é descobrir “Cogumelos e outros fungos no Parque da Pena”. Estes misteriosos organismos não são animais nem plantas e apresentam-se numa enorme diversidade de formas e cores. Durante um passeio para a observação de cogumelos, João Luís Baptista-Ferreira, micólogo e Professor Jubilado de Micologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, abordará o papel fulcral deste grupo de organismos na vida da floresta e na sobrevivência dos ecossistemas.

Da parte da tarde, às 15h00, a proposta é admirar “A primavera no Parque da Pena”, tomando como inspiração a visita que Hans Christian Andersen fez a este jardim, na primavera de 1866, companhia de D. Fernando II, o monarca que criou o Parque da Pena. Nesta visita, os participantes vão trilhar os mesmos caminhos. Fazendo como o Rei-Artista e os seus convidados de outrora, vão inspirar o ar fresco da serra, conhecer as árvores exóticas que ali crescem e a sua história.

Ao longo dos últimos anos, a Parques de Sintra tem investido na qualidade da experiência de visita e na oferta de uma programação diversificada, promovendo numerosas iniciativas dedicadas à música, ao cinema, ao teatro e à arte equestre, com múltiplas propostas que tiram partido da memória histórica dos monumentos e dos ambientes diferentes que o património natural proporciona no decorrer das estações, convidando à sua fruição ao longo de todo o ano. Pretende-se que quem visita o património sob gestão da empresa encontre sempre novos motivos de interesse, ou seja, espaços vivos, em permanente atualização e reinvenção, onde existe sempre algo novo para fazer e para conhecer. Um património de todos, para todos.

Informação completa sobre a programação e aquisição de bilhetes no site da Parques de Sintra: https://www.parquesdesintra.pt/pt/programacao/

Mais Recentes

Super Pepperoni e Carbonara são as pizzas preferidas dos portugueses: há mais uma loja onde as pode saborear  

há 13 horas

A Fórmula 1 saiu do alcatrão para o mar e já tem fãs famosos, como Will Smith e Rafael Nadal

há 13 horas

Linfoma: especialista explica o cancro que foi diagnosticado ao cantor brasileiro Netinho

há 14 horas

Não envelheça o seu rosto: se tem mais de 50 anos evite usar estas 4 cores de batom

há 14 horas

Já só sonha com as férias de verão? Da praia à cidade descubra estas sugestões

há 14 horas

Sinta-se bem na sua pele: saiba como aplicar maquilhagem se já passou dos 50

há 15 horas

Para ter todos os benefícios fiscais dos Planos Poupança e Reforma, cuidado com a entrega do IRS

há 15 horas

Opinião: «Quando falamos em AVC a prevenção continua a ser a melhor estratégia», Tiago Gregório, médico

há 15 horas

Viagens: maioria dos portugueses prefere regressar a destinos onde já esteve do que descobrir novos

há 16 horas

Endometriose: mulheres que sofram desta condição têm faltas justificadas ao trabalho

há 16 horas

Homens chegou o momento: assumam os vossos cabelos grisalhos

há 16 horas

Born to Be Wild: relembre a história da Harley-Davidson

há 17 horas

Lembra-se de “Cagney & Lacey”? Série norte-americana foi um sucesso nos finais dos anos 80

há 17 horas

Celebre o Ano Novo Tailandês com sabores típicos e toques de renovação

há 18 horas

Páscoa à beira-mar: celebre entre tradição e brisa atlântica no Sesimbra Oceanfront Hotel

há 19 horas

Tivoli Alvor Algarve Resort reabre a 28 de março

há 19 horas

75% dos portugueses ainda não conhece os seus direitos enquanto passageiros aéreos

há 19 horas

São milhares mas sabe como são escolhidos os nomes dos medicamentos?

há 20 horas

7 destinos para aproveitar a tendência de viagens tranquilas

há 20 horas

Especialista em saúde preventiva alerta: «estas bebidas são um verdadeiro veneno para a longevidade»

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.