Por que é que o chocolate ganhou fama de vilão?
Grande parte dos chocolates de leite disponíveis no mercado são muito ricos em açúcares e gorduras. Isso significa que, se exagerarmos na dose, podemos ter problemas devido aos índices elevados de açúcar e gordura. Assim podemos afirmar que a fama negativa do chocolate tem relação direta com o seu consumo excessivo.
Quando se ingere demasiado chocolate, há impactos negativos sobre o corpo, estando o excesso de açúcar e gordura associado, por exemplo, à obesidade e ao aumento nos índices glicêmicos. Em alguns casos, uma dose abusiva de chocolate causa diarreia, irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal.
Benefícios do chocolate
Consumir chocolate de forma moderada pode até ser benéfico para o organismo:
- Reduz o mau colesterol e ajuda o bom colesterol.
- Protege o sistema cardiovascular, pois os flavonoides têm propriedades antioxidantes, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares.
- Ação inibidora de depressão: o chocolate amargo é considerado um antidepressivo natural, pois contém feniletilamina.
- O cacau é uma fonte de magnésio e triptofano, nutrientes benéficos por estimularem o organismo a produzir endorfinas e serotoninas, responsáveis pelas sensações de bem-estar.
O chocolate faz mal à pele?
Existem mitos e fatos em relação ao chocolate, principalmente, quando o assunto é acne.
Não é o cacau que faz mal á pele. Na verdade, são outros elementos presentes no chocolate que acabam por trazer problemas, principalmente, para quem sofre de acne.
Açúcar, leite e gorduras são considerados “prejudiciais” para uma boa saúde da pele. Alimentos que levam farinha branca (carboidrato simples) ou açúcar acarretam o aumento da insulina no sangue, que, por sua vez, estimulam a produção de hormonas andróginas, que desencadeiam uma maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas, aumentando a hipótese de aparecerem espinhas.
Fritos e alimentos mais gordurosos, assim como o leite e os seus derivados, estimulam uma maior produção de gordura pelas glândulas sebáceas. Assim, o chocolate pode fazer mal á pele mas não pelo cacau e sim pela presença de açúcar, leite, e gorduras na sua composição.
O ideal é escolher chocolates com concentração mais elevada de cacau, de 60% para cima, e consumir sempre com moderação.