Empresária depois dos 50? Eis 4 sugestões que pode seguir para mudar a sua vida

Conheça algumas áreas de negócio que poderá explorar para atingir o sucesso.

Antes de decidir abrir uma empresa e começar a idealizar os seus produtos ou serviços é essencial que comece por um exercício mais básico. Sobretudo se tiver já mais de 50 anos é absolutamente fundamental que reflita seriamente sobre o que quer fazer, o que lhe interessa verdadeiramente.

O negócio que decidir criar têm que ser algo que lhe traga gratificação, algo pelo qual sinta uma verdadeira paixão. É certo que a parte económica é igualmente determinante que deve ser considerada nesta decisão, no entanto a verdade é que mais do que pensar “o que me vai gerar mais dinheiro?” deve focar-se naquilo que realmente gosta de fazer e que possa ter igualmente algum potencial económico.

[Leia também: 6 vantagens de começar um negócio depois dos 50]

Dado que irá dedicar grande parte da sua vida (e do seu tempo) a esta atividade é essencial que seja algo com o qual se identifique.

Assim, deve analisar bem as suas qualidades e interesses. Reflita sobre os seus talentos e perceba em quais áreas de atividade pode gerar maior valor acrescentado. Eis 4 sugestões de negócios que pode começar após os 50 anos.

 

  1. Desenho e criação de produtos

Aqui as possibilidades são inúmeras. Roupa, acessórios de moda, artigos de decoração, jogos artesanais, são apenas alguns exemplos que pode explorar. O importante é ter ideias para artigos que goste de executar e que possam ser um sucesso de vendas. Comece pequeno, criando poucas quantidades. Vá fazendo experiências e teste a resposta do mercado. Utilize as redes sociais para vender os seus produtos e para chegar a potenciais clientes.

  1. Cozinha e pastelaria

Sendo certo que nem todas temos verdadeiros dotes culinários, a verdade é que esta pode ser uma área bastante interessante para explorar caso tenha gosto pela cozinha. Para além de ser uma atividade que pode gerar uma enorme gratificação, é também algo flexível que pode seguir diversos caminhos. Sejam cupcakes para empresas, doces para pastelarias ou caterings para eventos, existem diferentes possibilidades que pode explorar.

  1. Beleza e estética

Se esta é uma área do seu interesse então saiba que pode ser igualmente também uma oportunidade de negócio. Os serviços de estética ao domicílio estão a tornar-se cada vez mais populares, sobretudo agora após a experiência de confinamento. Procure fortalecer os seus skills nesta área através de cursos certificados ou simplesmente vá assistindo a diversos tutoriais online que exemplificam diversas técnicas. Mais uma vez as redes sociais poderão ser um instrumento essencial para dar uma maior visibilidade ao seu negócio.

  1. Venda direta de produtos

Se tem talento para vendas, então esta é a oportunidade certa para o utilizar! Sendo certo que este é um skill útil em diferentes áreas de negócio, a verdade é que se torna especialmente importante, por exemplo, na venda direta de produtos de catálogo. Comercializar este tipo de bens permite gerar algum dinheiro e criar uma rede fiel de clientes que pode ser continuamente monetizada. Existem dezenas de empresas de venda direta – como a Mary Kay – que estão sempre à procura de novas afiliadas interessadas em juntar-se a este negócio.

 

[Leia também: O desafio de abrir um negócio após os 50]

 

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...