O ácido glicólico faz parte do grupo de alfa hidroxiácidos (AHAs), que atua nas camadas superficiais da pele. Dependendo da sua concentração, pode ser usado em peeling, contribuindo para a renovação celular.
O ativo tem várias funções e está presente em tónicos, séruns, cremes, máscaras noturnas em desmaquilhantes. Também existem esfoliantes antissinais que usam o ácido glicólico para renovar a pele, proporcionando maciez e luminosidade.
O ácido glicólico ajuda a remover as células mortas da superfície da pele. Dessa forma, gera uma resposta biológica das camadas mais profundas da epiderme, acelerando, assim, a renovação celular. O ácido pode ser utilizado para tratar a pele acneica, manchas, além de minimizar os sinais de envelhecimento.
Assim como outros ativos do grupo de alfa hidroxiácidos (AHAs), o ácido glicólico oferece diversos benefícios para melhorar o aspeto da pele:
- Previne e minimiza a acne: o ativo pode reduzir o pH da pele, apresentando efeito antibacteriano contra a acne. Também atua como um esfoliante, então diminui a obstrução dos poros.
- Clareamento de manchas: o ácido glicólico acelera a renovação celular, possibilitando uma nova camada de células, portanto, atenua as manchas na pele.
- Reduz o tamanho dos poros: o ativo pode ajudar a reduzir o tamanho dos poros, uma vez que equilibra o pH da pele.
- Suaviza linhas de expressão: o composto promove a elasticidade e a resistência da pele, minimizando rugas e linhas de expressão.
- Uniformiza a textura da pele: quando a substância é usada continuamente pode atenuar as imperfeições, melhorando a textura da pele.
Para obter bons resultados, é preciso usar o ácido glicólico corretamente. Escolha produtos de qualidade, com a concentração do ativo adequada para o seu tipo de pele:
- Escolha dos produtos: cada pessoa tem um tipo de pele, hábitos e queixas. Por exemplo, caso a sua pele seja mais sensível, é indicado usar produtos com baixas concentrações de ácido glicólico. Consulte um dermatologista antes de comprar os dermocosméticos.
- Teste de alergia: para realizar o teste, higienize o antebraço, aplique o produto e aguarde 20 minutos. Caso apareçam sintomas, como irritação ou vermelhidão, o ativo não é indicado para si. Suspenda o uso e converse com um especialista.
- Higienização da pele: o ácido glicólico pode fazer parte da rotina de higienização, uma vez que existem sabonetes faciais e loções de limpeza de pele profunda com o ativo. Ajuda a remover sujidades e o excesso de células mortas através de uma leve esfoliação.
- Frequência de uso: é aconselhável usar o ativo continuadamente para conseguir bons resultados na pele, porém sempre com cautela. Normalmente, os primeiros resultados começam a aparecer na segunda semana de aplicação.
- Uso noturno: o ácido glicólico pode fazer parte da rotina de skincare noturna, inclusive, existem máscaras específicas para aplicar durante esse período.