Partilhar

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

O outono e o inverno são terreno fértil para infeções respiratórias causadas pelo vírus da gripe e por outros tipos de vírus, dos quais quase ninguém está livre. Neste contexto, especialista alerta para uma prática prejudicial.

3 Dezembro 2024
Forever Young

Com as mudanças bruscas de temperatura e as aglomerações sociais, o vírus da gripe e outros semelhantes atacam nesta altura do ano de forma galopantes.

As infeções respiratórias têm seu pico de ação nestes meses e, embora na maioria dos casos não sejam graves, devemos ter uma série de cuidados para os resolver o mais rápido possível.

Assim que começamos a notar os primeiros sintomas de uma constipação, já sabemos que devemos tentar descansar bem, evitar mudanças bruscas de temperatura, não frequentar locais com muitas pessoas para minimizar o contágio, interromper exercícios intensos durante alguns dias, e hidratar-se. Mas sabemos o que “não devemos” fazer? Um imunologista explica.

O pneumologista Francisco Sanz Herrero, secretário da área de Tuberculose e Infeções Respiratórias da Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SEPAR), refere que «a maioria dessas infeções é causada por vírus, que circulam predominantemente neste período do ano».

Este tipo de infeções respiratórias, que provocam constipações e gripes, «provocam sintomas limitados no tempo e a maioria das pessoas recupera completamente num período de 5 a 7 dias».

O tratamento das infeções recorrentes é principalmente sintomático, ou seja, limita-se a medicamentos que visam melhorar os sintomas apresentados pelo doente, e pouco mais.

E agora chega o cerne da questão que o pneumologista desaconselha cem por cento: «Os antibióticos nunca devem ser usados, em hipótese alguma, no tratamento dessas infeções causadas por vírus. Eles existem para tratar bactérias. Se tomar sem acompanhamento médico corre o risco de desenvolver resistência aos antibióticos e agravar a situação».

Mais Recentes

É preciso estar atento: conheça 10 coisas que impedem que durma profundamente

há 1 hora

Pare de sofrer: saiba como gastar menos com estas 7 dicas

há 3 horas

Recibos verdes vão poder afetar despesas à atividade na emissão da fatura

há 3 horas

Retenção na fonte dispensada para estes valores

há 3 horas

OMS preocupada com possível mutação do vírus da gripe aviária

há 3 horas

Óbito: Morreu o realizador norte-americano David Lynch

há 3 horas

Estas são as companhias aéreas mais seguras do mundo em 2025: há uma portuguesa a meio da tabela

há 4 horas

Sim ou não: será que podemos usar pó de talco no cabelo?

há 5 horas

Este é o motivo por que não deve deitar fora a água de cozer as batatas

há 5 horas

Se acredita que o amor não escolhe idades e também não tem dia marcado, esta noticia é para si

há 5 horas

IRS Jovem: todas as mudanças explicadas aqui por miúdos

há 5 horas

O alimento que pode acelerar o envelhecimento do cérebro e aumentar o risco de demência

há 5 horas

Se costuma viajar certamente já lhe aconteceu: como evitar que os ouvidos doam numa viagem de avião

há 6 horas

Carolina Patrocínio como nunca a viu: um olhar íntimo da vida da apresentadora de televisão

há 6 horas

Seguido por muitos, o ideal de homem “macho”, além de estar “démodé”, «é um fardo para a saúde cardiovascular»

há 6 horas

Quedas em idosos: prevenir envolve exercícios que aliem força e equilíbrio

há 6 horas

Vai casar? Esta campanha tem Luas de Mel com descontos até 30%

há 6 horas

Há um novo portal dedicado à saúde digestiva: bem-vindo ao Roteiro Digestivo

há 7 horas

Inteligência artificial cria tratamento experimental para doença esquecida pelas farmacêuticas

há 7 horas

As celebridades que farão 80 anos em 2025: de Debbie Harry a Carmen Maura

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.