Um intestino saudável ajuda a reduzir o risco de desenvolver doenças inflamatórias, como a doença inflamatória intestinal (DII), uma condição crónica que causa inflamação no trato digestivo.
Victor Chedid, gastroenterologista e especialista em DII da Clínica Mayo em Rochester, partilha quatro pilares da saúde intestinal que as pessoas podem seguir para ajudar a manter o intestino saudável e evitar doenças inflamatórias.
Eles incluem nutrição, exercícios, saúde mental e hidratação
Nutrição: Tente seguir uma dieta bem equilibrada no estilo mediterrâneo, incluindo muitos vegetais, frutas, grãos integrais, feijões, sementes oleaginosas, nozes, sementes e azeite de oliva. Chedid recomenda comer 30 a 40 gramas de fibra por dia. Chedid também afirma que esse tipo de dieta é rica em antioxidantes e pobre em alimentos que causam inflamação.
Exercício/estilo de vida saudável: Tente incorporar exercícios regulares na sua rotina. O tipo de exercício pode variar de pessoa para pessoa.
Saúde mental: É importante manter a saúde mental e o bem-estar, dadas as muitas interações entre o intestino e o cérebro. Por exemplo, pessoas que sofreram traumas na infância ou têm outros fatores de stresse nas suas vidas podem apresentar sintomas ou condições gastrointestinais, como síndrome do intestino irritável, dispepsia funcional, disfunção do assoalho pélvico ou constipação.
Água: Procure beber 2 litros de água por dia. Isso ajuda a prevenir a obstipação e garante que seus órgãos estejam bem nutridos. Isto é particularmente importante em climas quentes, onde a desidratação pode ser um problema.