Está a pensar comprar uma casa de férias? Leia este guia

Antes de se comprometer com investimento avultado e de longo-prazo, saiba aqui quais são as questões que deve colocar a si mesmo de forma a garantir que está a tomar a melhor decisão.

 

Sobretudo se vive numa cidade ou junto a um meio urbano é natural que já tenha sonhado com a compra de uma casa de férias, no campo ou junto à praia, para onde possa ir descansar nos fins-de-semana ou ao longo do Verão.

Este é um luxo habitualmente ao alcance apenas de alguns, no entanto nos últimos anos com o apogeu de serviços como o Airbnb pode estar a tornar-se num investimento a considerar por parte de um número mais alargado de pessoas, segundo explica o portal online Considerable.

A verdade é que atualmente muitos proprietários de “casas de verão” têm uma maior facilidade em colocar a sua habitação disponível para arrendamentos temporários, caso assim o desejem. Isto oferece uma maior flexibilidade ao proprietário que pode desta forma obter um rendimento extra ou gerir com maior facilidade quaisquer custos inesperados que surjam.

É recomendado que consulte um agente imobiliário experiente que o consiga auxiliar ao longo de todo o processo de compra. No entanto existem algumas questões básicas que deve conseguir responder de forma a garantir que está preparado para avançar com a compra de uma propriedade deste género.

 

  1. Tenho dinheiro suficiente para fazer face aos custos totais de uma casa de férias?

Para além dos custos associados à compra e a decoração da casa existem um conjunto de seguros, taxas e tarifas que deve considerar. Informe-se cuidadosamente junto da sua imobiliária quais serão estas principais despesas associadas.

Adicionalmente, se pretender colocar a casa disponível para arrendamentos temporários deverá considerar ainda outros custos, tais como serviços de limpeza ou de manutenção.

  1. Estou a contar com os valores de renda provenientes dos arrendamentos para pagar a casa?

Estar demasiado dependente do eventual montante que irá ganhar com arrendamentos temporários para pagar a sua casa de férias pode ser uma estratégia arriscada. Deve tentar ser o mais conservador possível quando estimar o valor que espera receber.

Muitas vezes pode demorar algum tempo até a sua casa ter uma boa visibilidade em plataformas como o Airbnb. A concorrência é igualmente cada vez maior e como tal podem existir períodos em que a sua casa não terá nenhum hospede. Prepare-se para estas situações.

  1. Conheço as leis e regras associadas ao arrendamento temporário?

Muitas cidades em Portugal e no estrangeiro têm algumas restrições no que diz respeito aos arrendamentos temporários. Muitas destas regras visam proteger moradores locais e controlar a oferta imobiliária numa particular região.

Procure informar-se o máximo possível sobre a localidade onde irá adquirir a sua propriedade e perceba detalhadamente todos os constrangimentos que possam existir.

  1. Qual o impacto que a compra de uma casa pode ter nos meus objetivos de reforma?

Antes de comprar uma casa de férias pense bem na forma como este investimento irá afetar todos os seus outros objetivos de vida. Em particular de que forma é que o dinheiro que irá ter que aplicar nesta compra pode ou não comprometer a forma como imagina o seu período de reforma. Avalie bem os custos e gastos que prevê ter neste período da sua vida e considere se estes são compatíveis com uma confortável casa junto ao mar.

  1. Quero passar férias no mesmo local durante muitos anos?

A compra de uma casa de verão pode limitar o seu orçamento para outro tipo de ferias e viagens. A verdade é que faz pouco sentido estar a investir numa propriedade deste tipo de se não pretender passar lá muito tempo.

Nestas situações, e caso não esteja completamente seguro da sua decisão, o melhor será mesmo tentar arrendar as casas de outras pessoas no Verão, ao invés de se comprometer com um investimento a longo prazo do qual mais tarde se pode arrepender.

Ler Mais