Contrariando a crença popular de que o inglês é o idioma mais falado do mundo, pesquisas recentes mostram que o chinês é, na verdade, o idioma mais falado em termos de número de falantes nativos.
O chinês é uma língua complexa e possui vários dialetos que se desenvolveram ao longo do tempo. Por exemplo, os dialetos mais conhecidos são o mandarim, o cantonês e o wu. Esses dialetos são mutuamente ininteligíveis, o que significa que os falantes de um dialeto podem não entender os falantes de outro dialeto chinês.
Devido à grande população da China e à sua influência económica e cultural global, o chinês espalhou-se para outras regiões do mundo. Em países como Singapura, Malásia e Taiwan, o chinês também é amplamente falado.
Embora o chinês seja o idioma mais falado em termos de número de falantes nativos, o inglês é amplamente utilizado como segunda língua em todo o mundo. É considerado o idioma internacional dos negócios, da ciência e da tecnologia, e é usado como língua franca em muitos países.