<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Está em todas as cozinhas e é essencial na culinária, mas será o alho bom para curar as dores de garganta?

Sandra M. Pinto

De acordo com alguns estudos recentes, existem bons motivos para acreditar que sim.

 

Segundo um estudo publicado no MedicineNet, o alho cru possui um composto chamado alicina, que pode ser a chave para o alívio da dor de garganta relacionada com uma infeção.

O artigo ressalta que esse composto é rico em propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais, tornando-se um meio bastante efetivo de alívio.

Uma revisão científica feita em 2018 e publicada na revista médica Evidence-Based Practice já havia feito menções a respeito dos benefícios do alho cru para as dores de garganta.

Segundo o artigo, «suplementos de alho com 180 miligramas de alicina foram diariamente consumidos por participantes no intuito de testar se o ingrediente poderia ou não ajudar na prevenção de infeções respiratórias superiores».

Ao longo do estudo, «foi possível notar uma notável queda nos casos de infeção entre aquelas pessoas que estavam a ser tratadas com os suplementos de alho».

O estudo mostrou que, «daqueles que contraíram uma doença respiratória superior, o consumo de alicina foi associado a reduções na duração média dos sintomas».

Para que os benefícios surjam é necessário mastigar um dente de alho cru ou chupá-lo durante 15 minutos.