O chá de alface tem propriedades terapêuticas. Simples de preparar, pode levar ervas, frutas e especiarias como folhas de camomila, de hortelã, gengibre e até um pouco de limão.
Se pretende um chá de alface rico em zinco, cálcio, potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, C, E e K, use o talo do vegetal, que retém uma grande quantidade de nutrientes e é fonte de substância lactucina, que tem efeito calmante.
Para aumentar a propriedade tranquilizante, pode adicionar camomila e ingredientes detox, como o gengibre, que ajuda a limpar o organismo.
Ingredientes
– 350 ml de água
– 3 folhas de alface médias picadas
– Camomila (opcional)
Numa panela, coloque a água, as folhas de alface picadas e as de camomila (opcional). Leve a ferver. Quando começar a borbulhar, espere 2 minutos. Depois, desligue e tape a panela. Deixe em infusão durante 10 minutos. Coe e beba quente.
Este chá é conhecido por ter efeito calmante. Como é rico em vitaminas e minerais, é excelente para fortalecer o sistema imunológico.
De fato, por ser fonte de vitaminas A, C, E, K, agentes antioxidantes e zinco (mineral que tem ação anti-inflamatória), é benéfico para o sistema de defesa do corpo. Quando consumido regularmente, mantém a imunidade adequada, evitando gripes e sintomas de alergia.
Faz bem à saúde do coração – ajuda a reduzir os níveis de colesterol, a regular e baixar a pressão arterial, com forte efeito diurético no organismo.
Para quem tem insônia ou dificuldades para dormir, pode ser um grande aliado uma vez que contém duas substâncias – lactucina e lactupicrina, que atuam como calmantes naturais e antioxidantes.
Por ser fonte de substâncias medicinais calmantes e sedativas, ajuda a amenizar o stress e a ansiedade.